sexta, 12 de julho de 2024

A primeira impressão é a que fica

Publicado em 25 ago 2022 - 08:13:38

           

Kátia Nunes

 

O preparo para conseguir um novo emprego ou uma recolocação vantajosa normalmente leva o candidato a se empenhar, estudar, pesquisar e se informar. Quando a vaga é conquistada, é preciso manter a concentração, cuidado e a atenção para que a relação seja a mais gratificante possível.

“Os primeiros 90 dias são de extrema importância no novo trabalho. Eles determinarão seu futuro na companhia e suas alianças”, ressalta o psicólogo organizacional Adilson Mirante.

De acordo com o especialista, cada empresa exige comportamentos diferentes, pois as culturas são diversas. O colaborador precisa ter em mente que deve adaptar-se à empresa e não esperar que a empresa se molde a ele.

Mirante compara o período no novo cargo/empresa a um tabuleiro de xadrez. “Use a mesma estratégia inicial de avaliação para estabelecer o seu estilo de jogo. Não há nada mais importante que isso”, enfatiza.

Uma questão simples durante o processo de admissão — principalmente quando o cargo é de alta gerência –, mas que pode dar subsídios importantes para a administração do futuro convívio no local, é certificar-se se concorreu com alguém interno da empresa. Mirante frisa: “Se tiver disputado a vaga com um colega, seja alerta e cuidadoso”. Saber se foi escolhido por unanimidade ou se alguém não concordou com a contratação também é uma informação essencial a ser descoberta.

Antes de sair tomando decisões, a orientação é analisar as forças políticas e ouvir as pessoas. A indicação do psicólogo é, já na primeira semana no ambiente empresarial, procurar conhecer as pessoas acima e seus pares, seus funcionários diretos e as regras informais.

Pesquisar o passado recente da imagem da sua área na empresa é uma conduta inteligente. Uma maneira eficiente de fazer essa checagem é procurar os principais ‘clientes internos’ e perguntar o que acham da sua ‘entrega’. A indicação é a de agir dando liberdade para escutar comparações, elogios, críticas e expectativas.

Segundo Mirante, adotar uma postura ética com seus pares e não ter receio de combater as coisas erradas é ingressar com o pé direito. “Contribua para desestimular a comunicação subterrânea, as injustiças e os incrédulos”, observa.

Um recurso infalível é ser agradável e positivo sempre. Ao cultivar novas amizades e ser frequente nessas relações, o resultado estimulado é o de promoção de um lugar feliz, bem-humorado e vitorioso.

 

Mais dicas

 

— A partir do primeiro dia na nova empresa, atualize o LinkedIn com os novos dados. Isso é fundamental;

– Agradeça a todos que ajudaram na sua recolocação, direta e indiretamente, mantenha-os permanentemente em seu radar e lista de contatos;

– Fale sempre e alimente a relação com os contatos conquistados nos processos de seleção que participou;

– Seja grato aos amigos que usou como referência pessoal, passe seu novo contato colocando-se à disposição deles também;

— Peça cópia do acordo sindical com a firma para saber os benefícios ou obrigações acordadas, caso precise se posicionar;

— Fale aos corações das pessoas, só assim sua mensagem terá total credibilidade;

— Converse com todos os seus subordinados diretos e pergunte o que eles acham de cada um dos outros companheiros, pares deles. Faça um mapa das preferências;

— Seja tolerante, olhe a intenção e não apenas o erro das pessoas;

— Lembre a todos de onde você veio e mostre que todos devem somar;

— Seja agradável e não enfrente problemas sozinho;

— Descanse quando estiver de folga: novos lugares e ambientes fazem exercitar novas habilidades de relacionamento;

— Planeje seu tempo: utilize cada momento para construir e produzir algo de bom PARA VOCÊ E SUA EQUIPE;

— Junte-se a algum grupo na empresa. Participe de clube social, comunitário, esportivo, cultural e filantrópico, seja qual for seu cargo, esteja onde estiver;

— Anote todos os ganhos financeiros que seu trabalho proporcionar para a empresa. Aprenda a avaliar e calcular esses ganhos. Será útil quando for negociar e concorrer em promoções futuras;

— Faça aquilo que manda sua vocação e sua intuição. Exercite a intuição ANTES;

— Construa esse caminho e ajude os outros a conquistar um lugar ao sol também;

— O sucesso não é só crescimento salarial. É credibilidade, que se conquista;

— Não confunda crescimento material com sucesso. O primeiro é consequência do segundo.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.