sexta, 12 de julho de 2024

Insituto Neurovida explica a importância do exoesqueleto no tratamento da paralisia cerebral

Publicado em 27 fev 2021 - 13:50:37

           

Em geral, crianças com lesão nervosa central apresentam desordens de movimentos e posturas decorrentes da disfunção do sistema nervoso central provocada pela própria lesão

 

Da redação

 

A Paralisia Cerebral que é uma lesão permanente e não progressiva do sistema nervoso em desenvolvimento, é a causa mais frequente de deficiência motora, sensorial e/ou cognitiva na infância, e pode afetar o tônus muscular, os reflexos, as posturas corporais, a qualidade do movimento, a percepção, e a capacidade de aprender e interpretar os estímulos ambientais, comprometendo o desenvolvimento do indivíduo.

Como a distribuição anatômica da lesão é variável, a gravidade do acometimento geral também apresenta grande variabilidade, requerendo que estes pacientes e suas famílias sejam abordados de maneira sistematizada levando em conta as dimensões amplas de suas limitações.

Em geral, crianças com lesão nervosa central apresentam desordens de movimentos e posturas decorrentes da disfunção do sistema nervoso central provocada pela própria lesão.

Isto interfere diretamente no desenvolvimento do controle postural contra a gravidade, e impede o desenvolvimento motor normal. A disfunção no controle postural interfere nas atividades funcionais diárias, sendo um dos problemas principais a ser trabalhado na reeducação e reabilitação dessas crianças.

Estas condições impõem, principalmente aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, uma série de dificuldades durante o processo de reabilitação, fruto do desalinhamento dos segmentos corporais oriundos das desordens motoras. Estabilizar estes segmentos corporais, gerar os estímulos sensoriais proprioceptivos adequados para obter as respostas motoras necessárias para o alinhamento postural, tem sido uma luta diária para os terapeutas, que nem sempre obtêm os resultados desejados na evolução de seus pacientes.

Para atender às necessidades geradas por estas condições, a TREINI Biotecnologia desenvolveu o TREINI Exoflex, que é um exoesqueleto flexível e versátil que tem por objetivo promover adequação postural e auxiliar na mobilidade corporal de pessoas com disfunções neuromotoras.

Trata-se de um produto de Tecnologia Assistiva que deverá ser utilizada exclusivamente na metodologia TREINI. Esse produto foi pesquisado e desenvolvido levando em consideração o modelo baseado nos trilhos miofasciais e teoria dos sistemas.

Os benefícios proporcionados por este exoesqueleto são: ajuste na postura e movimento; ajuste na estabilidade funcional; facilitação de padrões de movimentos funcionais; facilitação de remodelação tecidual e facilitação na distribuição de tensão miofascial.

Além disto, o uso continuado do exoesqueleto durante as terapias intensivas proposta pelo Método TREINI promove a renovação do tecido conjuntivo corporal (tipo I) e o realinhamento das fibras e células do tecido conjuntivo (tipo III); promove um ganho de força muscular, resistência e melhora a capacidade de transmissão de forças ao longo do corpo; melhora o controle dos graus de liberdade de cada articulação e facilita o controle da arquitetura corporal; promove ganhos na aprendizagem motora, ajudando na realização de padrões de movimentos fisiológicos; contribui no melhor posicionamento e alinhamento das estruturas corporais, enviando informações corretas ao cérebro a respeito dos padrões de movimento corporal, auxiliando nos processos de mecanossensação.

 

 

Os resultados alcançados com a utilização deste exoesqueleto são rápidos, efetivos e duradouros, possibilitando um ganho amplo, não só da motricidade, mas também das capacidades psico-cognitivas.

Em Ourinhos e região, o Instituto Neurovida é a única clínica com licenciamento para desenvolver os tratamentos de neuro reabilitação intensiva pelo Método TREINI, e consequentemente, a única com licenciamento para utilizar o TREINI Exoflex.

Agende uma avaliação gratuita pelo telefone (14) 3326-4447. Os tratamentos ofertados estão acessíveis a todas as crianças.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.