quarta, 29 de outubro de 2025
Publicado em 28 out 2025 - 09:59:54
As brasileiras, em geral, apresentam maior cuidado com o odor em relação aos homens brasileiros
Da redação
O povo brasileiro é conhecido mundialmente pelo cuidado especial com a higiene. Agora, dá para imaginar quem mais se preocupa com o cheiro do corpo? O homem ou a mulher?
Pesquisa do Datafolha revela que as brasileiras, em geral, apresentam maior cuidado com o odor em relação aos homens brasileiros.
O estudo “Hábitos de Higiene Diária” mostra que, sim, muitos homens do país estão atentos e zelosos com o cheiro corporal. Os dados destacam também que as mulheres têm preocupação ainda mais acentuada em estar livre de mau odor.
Quando o assunto é a relação com o próprio odor, 6 entre 10 mulheres (60%) entrevistadas pela pesquisa afirmam se preocupar muito com o cheiro do seu corpo, enquanto 55% dos homens dizem se preocupar muito com o odor do próprio corpo.
Elas também se incomodam mais quando o mau cheiro vem de outra pessoa. 70% das entrevistadas afirmam se incomodar muito com o mau odor alheio, contra 59% dos entrevistados do gênero masculino.

CORPO CHEIROSO ASSOCIADO À BEM-ESTAR E MAIOR ACEITAÇÃO – “É importante encarar o cuidado com o corpo não como uma obrigação, mas como um ritual de bem-estar e autoestima”, destaca Marcel Alex Soares dos Santos, dermatologista e professor do curso de Medicina.
Na avaliação do dermatologista, existe um forte componente emocional no fato das mulheres terem atenção maior aos odores naturais do corpo.
“Muitas mulheres ligam o mau odor a desleixo e perda de feminilidade. Isso vem acompanhado do medo de julgamento, vergonha durante relação sexual ou receio de que pessoas próximas percebam o odor. Cada mulher tem seu próprio cheiro, influenciado pela flora bacteriana, hormônios e até alimentação. Nosso papel é orientá-las para que saibam diferenciar o odor natural do odor patológico, evitando que isso cause vergonha ou culpa”, destaca Marcel dos Santos.
Para que a relação com o cheiro do corpo seja mais natural e harmoniosa, é fundamental conversas francas para desmistificar o odor natural do corpo.
“Incentivamos para que as pessoas falem sobre os odores do corpo, seja com o médico, com pessoas próximas ou com quem sintam-se confortáveis, afinal o silêncio e a vergonha aumentam a insegurança com o corpo”, completa o dermatologista.
Os brasileiros gostam de se sentir livres de odor: 89% das pessoas afirmam usar desodorante diariamente. Esse desejo dos brasileiros em estar cheiroso também em outras áreas do corpo colocou o Brasil entre os primeiros países a receber desodorantes aliados no controle de odor e que complementa a rotina de cuidados pessoais com os antitranspirantes para as axilas.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.