fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Outono chega trazendo ventos e temperaturas mais amenas

Da redação

O Outono começou às 12h33 do domingo, 20/3, trazendo os tradicionais ventos e temperaturas mais amenas em nossa região. A estação, de transição entre o verão e o inverno, termina em 21 de junho às 6h14. A principal característica deste período é o início do processo de passagens de Frentes Frias.

Ao contrário do verão, onde as chuvas são em grande maioria ocasionadas pelo aumento de umidade e calor, que formam as chuvas isoladas, no outono o clima começa a mudar, e com isso começaremos a ver chuvas devido a passagens de Frentes Frias. No começo Frentes sem ar polar, mas conforme formos migrando para mais perto do inverno, as chances de frio aumentam.

 

 

De acordo com o portal Tempo Ourinhos, “estamos com o fenômeno La Niña ativo e isso poderá trazer episódios de frio antes do esperado, talvez já em abril”.

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costuma prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte.

Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a frequência de dias amenos aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada no Sul do país. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno.

 

 

A primeira semana do outono em Ourinhos transcorreu com ventanias mais fortes em alguns períodos e menos em outros, com sol entre nebulosidade variável e temperaturas mais agradáveis, com mínima de 18º na terça-feira, e máxima de 32º na quinta-feira, marcada pela chegada das chuvas, que devem continuar pelo menos até domingo.

Ainda segundo o portal Tempo Ourinhos, a semana que começa terá um pouco de tudo, calor, tempo firme, dias com possibilidades de chuvas, dias com mais nebulosidade, dias com temperaturas mais baixas e ventania, confira:
Segunda: Nesta Segunda-feira o sol aparece entre nebulosidade variável ao longo do dia e as temperaturas ficam elevadas ao longo do dia. Chuvas isoladas podem ocorrer na região. Mínima de 19º e máxima de 30ºc.
Terça: Na Terça-feira o sol aparece forte na região e as temperaturas seguem em elevação. Não há condições de chuvas. Mínima de 20º e máxima de 31ºc.
Quarta: Na Quarta-feira o sol aparece forte e as temperaturas seguem elevadas na região. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e entre a tarde e a noite chuvas isoladas podem ocorrer, devido a aproximação de uma nova Frente Fria. Mínima de 19º e máxima de 31ºc.
Quinta: Na Quinta-feira um novo sistema de Alta Pressão se formará próximo ao Sul do país e os ventos desse sistema chegará a nossa região. Chuvas fracas e isoladas podem ocorrer e entre a manhã e a tarde a ventania chegará a nossa região. Mínima de 20º e máxima de 26ºc.
Ventos: Ventos frios desse sistema de Alta Pressão são previstos entre a Quinta-feira e o Sábado e isso irá garantir temperaturas mais baixas nesses dias. Sexta-feira a mínima prevista é de 17º e a máxima de 19ºc.
Já no sábado, mínima de 18º e máxima de 23ºc.

 

 

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.