sábado, 05 de julho de 2025
Publicado em 27 set 2019 - 17:30:38
Poder Público busca área para o desenvolvimento de um novo projeto mais moderno
Letícia Azevedo
A Prefeitura Municipal divulgou essa semana um projeto emergencial para a criação de ao menos 600 novas sepulturas, a fim de amenizar o problema da “superlotação” do Cemitério da cidade.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Maurício Amorozini, ações como o recadastramento e informatização dos dados também ajudará na “desocupação” de alguns terrenos. “Informatizar o sistema de cadastro é uma das primeiras ações que serão realizadas. Assim que a informatização for concretizada, iremos novamente fazer o recadastramento dos túmulos, chamando a população para a identificação das covas e qual é a sua real ocupação”.
A ampliação do Cemitério da Saudade já está em fase adiantada em um terreno anexo, que dá fundos ao Jardim Flórida. Nesse terreno os túmulos serão construídos de forma contígua (popularmente chamada de “geminada”), e por conta dessa forma mais econômica de aproveitamento do espaço, poderão receber mais sepultamentos por metro quadrado.
A construção de um novo Cemitério não deixa de ser uma necessidade e já está sendo estudada pela Prefeitura Municipal. “Já temos um projeto para a construção de um novo cemitério. Inclusive estávamos estudando a viabilidade do novo local ser próximo ao Golden Park, mas a área não foi aprovada pela CETESB, por isso, teremos que novamente procurar uma outra área” – explicou Maurício.
De acordo com o projeto, o novo cemitério será no estilo “campo”, com grama e identificação apenas por placas. “Além de contar com uma estrutura mais moderna, ocupa menos espaço (estilo gaveta) e se torna um ambiente mais clean. O projeto prevê também a construção de um crematório, uma capela e o local para o velório” – esclareceu o secretário.
Após o recadastramento, os túmulos das famílias que não atenderem ao chamado da Prefeitura, serão retirados e irão para um ossário, que segundo Maurício, será construído na ampliação do cemitério. “Hoje o município tem a necessidade do aproveitamento do espaço, e é necessário que essas ações sejam realizadas. Infelizmente algumas pessoas não gostam dessa espécie de “violação”, mas da maneira mais respeitosa possível, essas ações terão que ser concretizadas, para que o serviço público continue sendo realizado. Um novo ossário, com melhores condições será construído durante essa pequena ampliação”.
A busca de uma nova área para o desenvolvimento do projeto de um novo cemitério está sendo realizada pelo Poder Público.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.