sábado, 12 de julho de 2025

‘DANÇA DAS CADEIRAS’: Carminha deixa Educação, Danilo assume Esportes, Finanças ainda não foi definido o secretário

Publicado em 01 mar 2025 - 07:07:57

           

Em dois meses de governo, a cidade vive tensão nas secretarias, com saídas inesperadas e alguns descontentes

 

Fernando Lima

 

A “dança das cadeiras” do governo Guilherme Gonçalves ganha mais um capítulo.  Carmem Lúcia Pereira Machado, a Carminha, deixou a Secretaria de Educação, uma das pastas mais importantes e com um dos maiores orçamentos da cidade.

Sua possível saída já era comentada em algumas páginas da cidade e, em muitos comentários, pessoas lamentam a saída da secretária, destacada nas redes sociais por uma trajetória profissional de competência.

A saída de Carminha foi oficializada no Diário Oficial do Município, na noite desta sexta-feira (28). Mas ela não foi só.

Valter do Nascimento, o Latinha, deixou a Secretaria de Esportes e Danilo Ferreira, ex-secretário do governo Lucas Pocay, retornou ao cargo.

Danilo ficou à frente da pasta de 2017 a 2024, e dentre os projetos coordenados por ele estão o destaque dos esportes inclusivos da cidade no cenário nacional e também o retorno do Basquete Feminino de Ourinhos.

Essa semana, Flávia Hretsiuk também deixou a Assistência Social para assumir cargo efetivo na prefeitura.

Mas a troca dos cargos de alto escalão do governo começou com a saída de Leandro Moraes, da Secretaria de Finanças, em menos de 40 dias de administração. Leandro trabalhou de perto na campanha do prefeito e era tido como um nome certo a assumir uma secretaria.

Elogiado na cidade pelo trabalho como empresário e contador, Leandro saiu sem dizer o porquê, causando estranhamento em todos e “puxando a fila” das trocas.

A Secretaria de Finanças ainda está sem chefe. E essa não foi a única mudança na pasta. Gabriel Martins Batista pediu exoneração do cargo de secretário-adjunto de Finanças, dando lugar a Messias Emanuel Conte, que assume a função à partir da próxima semana.

Acabou por aí? Não, tem mais. Como já citamos, Valter do Nascimento, o Latinha, que já foi vereador, assumiu o Esporte e também era grande a especulação de que ele deixaria o cargo. E não deu outra.

A Cultura também teve mudanças, um pouco mais sutis. Jeferson Bento que era adjunto, ficou com o cargo de Maikon Zambido, que foi para adjunto.

Educação, Assistência Social e Finanças continuam sem secretários. Há ainda, rumores de outras possíveis saídas de secretários e secretários. Os comentários são de tensão nos bastidores de outras secretarias.

Nossa redação procurou Leandro e Latinha, mas ambos preferiram não se manifestar sobre as saídas.

NOTA DA REDAÇÃO

A pergunta que fica: o que anda acontecendo no governo de Guilherme Gonçalves para que pessoas altamente capacitadas deixem cargos importantes?

Aliás, em sua campanha, Guilherme dizia que os cargos de seu governo seriam todos técnicos e todos de Ourinhos. O que vimos que não foi bem o que aconteceu em diversas secretarias.

No entanto, a população cobra uma posição do prefeito para esclarecer sobre tantos boatos que rondam as debandadas das secretarias.

Para um prefeito que gosta tanto de se comunicar somente dizemos: Ourinhos merece saber!

E vem mais novidades por aí, podemos aguardar. Fontes seguras nos informaram que outros secretários estão descontentes no cargo, devido a ‘mandos e desmandos’ do atual prefeito.

Nós, inclusive, tivemos um exemplo claro em uma coletiva de imprensa onde ficou visível que Guilherme Gonçalves demonstrou que “quem manda aqui sou eu”, desrespeitando a autoridade que confiou ao secretário presente no ato.

Fontes confiáveis também nos confidenciaram que o atual prefeito vem perdendo o apoio de deputados federais e estaduais que o ajudaram em campanha, por não cumprir acordos firmados.

É esperar para vermos como fica a situação de nossa cidade.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.