segunda, 07 de outubro de 2024

Ações de desenvolvimento econômico foram traçadas em uma Oficina de Planejamento Participativo

Publicado em 30 out 2019 - 15:38:38

           

SEBRAE, Prefeitura e entidades privadas se reuniram para a construção de um plano de desenvolvimento econômico para Ourinhos

 

Juliana Neves

Na quarta-feira, 30, durante o dia todo, foi realizado na sede do SEBRAE Ourinhos a Oficina de Planejamento Participativo (OPP), que é uma continuação do projeto piloto do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), que tem como objetivo traçar um plano de ação de desenvolvimento econômico para o município.

Esta oficina contou com a presença da equipe do SEBRAE, representantes da Prefeitura Municipal e de algumas entidades da cidade como o Senac, Senai, Rotary, Sicredi, Sesi e o Sest Senat.

Desta maneira, a oficina é a primeira reunião chamada de governança, tornando-se em um processo contínuo de tomada de decisão. Neste caso, é o primeiro passo, por meio de uma reunião de entidades privadas e o setor público, em busca de um único objetivo: soluções de problemas para a melhoria da economia de Ourinhos.

“Essa oficina tem como pretensão central levantar situações que as entidades enxergam como dificuldades para o desenvolvimento regional e local de Ourinhos, além de desenvolver as possíveis soluções prováveis para tais dificuldades com ações coletivas”, afirma Thiago Bueno, coordenador regional do SEBRAE Ourinhos.

Desde o lançamento do PDL, a avaliação do programa piloto é de uma evolução gratificante, inclusive, aliado ao PDL foi implantado um projeto que busca empreender e empregar a população ourinhense, o Contrata +1.

“E agora estamos realizando a governança para que seja um trabalho perene e nesta segunda reunião já é uma “mão na massa” para desenvolver um plano de ação, além de envolver todas as entidades nas soluções propostas por eles mesmo neste encontro”, explica Bueno.

OFICINA – A oficina começou com Carlos Alberto Leal, consultor setorial e territorial do SEBRAE São Paulo, que trabalha como mediador para instigar as ideias dos problemas e soluções neste PDL em Ourinhos, explicando como funcionaria a atividade do dia e como esta dinâmica ajudaria a traçar o plano de desenvolvimento.

Preparação para a atividade da oficina.

Consequentemente, as entidades e o setor público, pós atividade da oficina, já saíram do evento com a sabedoria dos possíveis caminhos para prosseguir em direção ao objetivo de ajudar Ourinhos a crescer.

Para a realização da atividade, as pessoas foram divididas em grupos de no máximo quatro integrantes, realizaram uma apresentação individual (nome, empresa, cargo e expectativa em relação a oficina) e iniciaram um debate para discutirem quais seriam os problemas da cidade, baseados no questionamento “Quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimento de Ourinhos”?.

Entidades e representantes da Prefeitura organizaram-se em grupo de três ou quatro pessoas para debaterem sobre problemas que atrapalham o desenvolvimento econômico de Ourinhos.

Após cada grupo escrever os problemas encontrados por eles, estes papeis foram colados em uma lousa e separados em setores, como educação, infraestrutura, turismo, comunicação, desenvolvimento, social e meio ambiente.

Portanto, uma houve uma discussão de todos os grupos para com todas as dificuldades apresentadas em busca de soluções, bem como descobrir quem seriam as possíveis pessoas a ajudar na resolução, quando poderiam iniciar as ações, por onde começar, qual a razão de determinada atitude a ser cumprida, como será desenvolvida as ações de soluções e o qual o suposto valor a ser gasto para pôr em prática.

Os problemas distribuídos em diferentes setores para serem discutidos por todos presentes na OPP.

AVALIAÇÃO – Fred Leite, secretário de desenvolvimento econômico, de trabalho e turismo avalia que o PDL e a OPP de construção de uma governança é necessário para o município ter ainda mais visibilidade de investimento perante o estado.

“Ourinhos está passando por um grande desenvolvimento, se sobressaindo porque a cidade está se cuidando em um contexto geral. Esta oficina é muito importante para termos uma visão global daquilo que é julgado como empecilho para o desenvolvimento local de nossa cidade”, fala o secretário.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.