sexta, 01 de dezembro de 2023
Geovani Pistor da Silva, responsável operacional da Defesa Civil de Ourinhos adverte: “bebidas alcoólicas e brincadeiras dentro d’água podem ter resultados trágicos”
Alexandre Mansinho
Com o auge do verão, as altas temperaturas impulsionam as pessoas a buscarem momentos de lazer à beira de piscinas, rios e lagos. Contudo, é muito importante adotar uma série de medidas de segurança para que esses momentos de diversão sejam só alegrias, em vez de ocorrências trágicas.
Infelizmente, os dados sobre acidentes em meio aquático ainda são alarmantes, destacando-se o índice preocupante de afogamentos. Conforme estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Brasil registra anualmente 5.840 mortes por afogamento, uma média de 16 óbitos diários. O estudo revela que 75% dessas mortes ocorrem em rios e represas, sendo 47% das vítimas pessoas com até 29 anos.
Diante desse cenário, é fundamental redobrar os cuidados ao frequentar piscinas, mares, rios e lagos. Essa atenção é válida para crianças e adultos, inclusive para aqueles que sabem nadar, pois os riscos são iminentes para todos.
Geovani Pistor da Silva, responsável administrativo e operacional da Defesa Civil de Ourinhos, destaca medidas de segurança essenciais para garantir que o verão seja marcado apenas por boas lembranças e momentos felizes com familiares e amigos.
“Pode parecer repetitivo, mas vale a pena reiterar coisas muitobásicas: evite entrar na água se ingerir be bida alcoólica; mantenha a atenção total em crianças, não as deixando sozinhas na água ou nas margens dos rios; limite a profundidade da água até a altura da cintura, no máximo; verifique sempre as condições do tempo, a profundidade das águas e a força da correnteza; evite participar de brincadeiras perigosas; nunca entre em locais desconhecidos; e evite nadar sozinho ou em regiões muito profundas.”
Geovani também enfatiza que aqueles que comerem bastante devem evitar entrar na água para prevenir congestões e outros problemas relacionados ao estômago cheio: “um mal súbito ou até uma cãibra pode provocar afogamentos até em nadadores experientes”. Ele ressalta que, ao seguir essas medidas de segurança, a probabilidade de ocorrências trágicas é reduzida, e os momentos de lazer se tornam apenas fontes de registros felizes. A conscientização e a adoção de práticas seguras são essenciais para aproveitar o verão de forma responsável e segura.
Defesa Civil de Ourinhos: Disque 199
Página: www.ourinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/3/defesa-civil/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100095515650632&mibextid=PzaGJu
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.