quinta, 13 de junho de 2024

Aluna das FIO fará estágio no melhor hospital de eqüinos do mundo

Rose Pimentel Mader

A paranaense Polyanna Nunes da Silva, 30 anos, professora de Educação Física e acadêmica do 8º termo da Faculdade de Medicina Veterinária Roque Quagliato, das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), conquistou a oportunidade de fazer estágio no Rood and Riddle, considerado melhor hospital de eqüinos do mundo, situado na cidade de Lexington, no Estado de Kykentucky, nos EUA. O estágio de 30 dias está programado para agosto de 2016 mas, antes – junho e julho – Polyanna fará estágio também no Wees and Sthephens – Hospital especializado somente em eqüinos, no Texas, também de referência internacional.

A possibilidade de fazer estágios no exterior para ampliar e consolidar conhecimentos e alcançar uma formação de excelência para atuar como médica veterinária de grandes animais, faz parte de uma bela história de vida e de superação de Polyanna que mergulhou de cabeça na realização de seu sonho.

Polyannna abandonou a carreira de professora de natação, atividade na qual se dedicou durante vários anos em algumas cidades do Paraná como Jacarezinho, Cambará e Santo Antônio da Platina, para estudar Veterinária. A decisão impôs grandes desafios em sua vida, mas Polyannna tirou de letra todos eles, afinal para se formar professora também teve que trabalhar muito. 

Decidida a ingressar na Faculdade de Medicina Veterinária, Polyanna teve que buscar uma reserva financeira para custear o primeiro período dos estudos. Na temporada de 2011 e 2012 conseguiu uma vaga para trabalhar num Resort em Matinhos (Caiobá), no litoral catarinense. Os recursos obtidos com quatro meses de trabalho foram suficientes para custear o primeiro termo da faculdade. Depois Polyanna se inscreveu no FIES.

Polyanna que mora com a avó em Jacarezinho, conta que optou pela FIO por estar próxima de sua cidade e também pela qualidade do ensino, infraestrutura e recursos que a instituição oferece, especialmente seu corpo docente e logo que ingressou na faculdade se apaixonou pelo curso.

“Na região falam muito bem das FIO e da Faculdade de Medicina Veterinária, mas o curso superou totalmente minhas expectativas em termos de estrutura, recursos tecnológicos e corpo docente”, afirmou Polyanna ressaltando que a coordenadora professora doutora Cláudia Yumi Matsubara Rodrigues Ferreira deu cara nova ao curso.

“Quando iniciei o curso já pensava em me dedicar às clínicas, mas especialmente às cirurgias. Apesar do curso ser em período integral e de excelência sabia que seria necessário, além de me dedicar aos estudos, procurar também oportunidades de ampliar e aperfeiçoar meus conhecimentos para alcançar sucesso profissional. Como a região não tem tradição na criação de eqüinos comecei a procurar estágios em outras regiões”, conta Polyanna.

O primeiro estágio surgiu em junho de 2012, num Haras em São José dos Pinhais, onde aprendeu muito sobre manejo de animais. Neste Haras, Polyanna retornou para estagiar mais três vezes, com temporadas de um mês cada estágio. “Trabalhei com cavalos de corrida, puro sangue inglês. Na verdade foram duas vezes em São José dos Pinhais e uma vez em Bagé, no Rio Grande do Sul onde são realizados os partos das éguas. Em São José acompanhei de perto todo o trabalho do veterinário na área de manejo. desde limpar baias até alimentar os animais”, explicou Polyanna.

Em dezembro de 2013 retornou para mais um estágio no Haras de São José dos Pinhais e em janeiro de 2014 em outra sede do Haras em Bagé.

Desde então Polyanna tem aproveitado todas as férias para novos estágios, sempre com grandes animais. Esteve no Hospital Equicenter em Tatuí, onde acompanhava a rotina de animais doentes e recém operados; acompanhou uma equipe de São Paulo que atua na Hípica Paulista e Hípica Santo Amaro e numa dessas oportunidades, convivendo com os profissionais foi incentivada a buscar estágios fora do país. Importante ressaltar que Polyanna sabe da importância de ser generalista e também fez estágios noturnos na clínica médica de pequenos animais.

“Estou me realizando como acadêmica e me preparando para conquistar o mercado de trabalho”, afirmou entusiasmada a aluna que tem o apoio e reconhecimento dos professores, em especial da coordenadora do curso Cláudia Yumi e de sua orientadora de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), professora doutora Fernanda Saules Ignácio.

“Logo que ingressou no curso Polyanna já demonstrou essa garra e determinação e foi a primeira aluna que me procurou para fazer experimento, que se preocupava em fazer pesquisas científicas e corria através de novos conhecimentos”, afirmou a professora Fernanda.

Segundo a professora orientadora, “o TCC de Polyanna tem como tema “Transferência de Imunidade Passiva de Éguas para Muares” e para coletar dados para seu trabalho, precisava fazer acompanhamento dos partos que no caso das éguas, na maioria das vezes, ocorre no período da noite. Para conseguir os dados para seu trabalho passou mais de um mês acompanhando os partos noturnos. Uma demonstração de seu empenho, interesse e dedicação aos estudos”.

Para a coordenadora do curso, professor doutora Cláudia Yumi Matsubara Rodrigues Ferreira, Polyanna que vai concluir seu curso em dezembro de 2016 e sonha em fazer residência no exterior, é uma aluna que se destaca. “Como sua professora observo o seu comprometimento com o curso e os estudos, ela realmente vestiu a camisa e vai atingir todas as suas metas como estudante, estagiária e profissional, com certeza. Polyanna tem maturidade, interesse e bom desempenho em todas as disciplinas. Sabe da importância de ser generalista, esforçou-se em fazer estágios, em buscar oportunidades para ampliar e aprofundar seus conhecimentos. 

Polyanna leva o nome do curso e da instituição e caminha, com certeza, para realizar plenamente o seu sonho. Como coordenadora, fico muito feliz e parabenizo Polyanna por suas conquistas. É uma demonstração que o nosso trabalho, de toda a equipe e da instituição está dando bons resultados o que nos gratifica e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.