sábado, 05 de julho de 2025

Ambulatório Médico de Especialidades de Ourinhos (AME) se destaca como o melhor do estado em índice de satisfação dos usuários

Publicado em 27 fev 2017 - 12:30:06

           

Alexandre Mansinho

 

O Ambulatório Médico de Especialidades de Ourinhos (AME) foi avaliado positivamente por mais de 90% dos usuários, segundo pesquisa interna de satisfação feita por meio de questionários de múltipla escolha. Em comparação com os outros 3 AME’s do estado, Ourinhos ocupa o primeiro lugar em qualidade de atendimento.

Inaugurado em 2013, a unidade recebe pacientes de toda a região e possui cerca de 30 especialidades médicas, as consultas e exames realizados por mês já ultrapassa os 20 mil procedimentos.

Simone Camargo, usuária da unidade, diz que as instalações e a organização administrativa são muito bem executadas: “tanto para mim quanto para as pessoas com as quais converso, o atendimento é muito bom”. Para Ivanilda Carneiro, a criação do AME em Ourinhos representou um grande avanço: “as consultas e os exames são feitos em um prazo bem mais curto do que era há 5 anos, antes da criação do AME (…) não conheço ninguém que tenha reclamação daqui”.

A Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar, FAMESP, é a instituição que hoje administra os 4 AME’s do estado (Bauru, Tupã, Itapetininga e Ourinhos), além de hospitais em Bauru, Botucatu e Promissão. Embora a FAMESP receba dinheiro público e preste serviços aos usuários do SUS, se trata de uma instituição particular, de gestão financeira, administrativa e de pessoal próprias. Tal fórmula de prestação de serviços públicos, usando instituições particulares sem relação com governos, é uma tendência na administração moderna: quando a gestão é feita por terceiros, os governos podem controlar melhor os gastos e a prestação dos serviços fica mais transparente.

Questionada pelo Jornal Novo Negocião sobre a avaliação positiva da população em relação aos serviços prestados, a FAMESP respondeu, por meio de nota, que a estruturação da gestão e prestação de serviços têm por objetivo a eficiência e o uso inteligente dos recursos. 

Outro fator positivo que o AME tem apresentado é que, da feitura de guia/encaminhamento do médico do posto de saúde até a consulta com o especialista, o tempo médio de espera tem sido de apenas 2 meses: “do pedido até a consulta passou um pouco mais de 1 mês”, afirma Simone Diniz, vendedora, que veio da cidade de Ibirarema para uma consulta com um neuropsiquiatra: “aqui o serviço é muito bom, desde os atendentes até os médicos; eu não tenho reclamações”. 

 A abrangência de atendimento da unidade é de 220 mil habitantes, pois o AME Ourinhos recebe pacientes de 12 municípios da região. Tal volume de pessoas exige muito dos funcionários e colaboradores, com a fórmula administrativa terceirizada é possível que os funcionários passem por capacitação constante, resultando em uma melhor qualidade de atendimento para a população usuária dos serviços de saúde públicos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.