sábado, 08 de novembro de 2025
Publicado em 07 nov 2025 - 20:57:13
Vieira é vereador e ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Canitar e deve se licenciar para assumir o novo cargo em Ourinhos
Marcília Estefani
O nome do vereador de Canitar, professor Anderson Vieira, surgiu nesta sexta-feira, 7/11, como o novo Secretário de Educação de Ourinhos.
Conforme apurado pelo EnDia Negocião, o nome de Anderson era cogitado pelo cargo desde o mês de outubro, e algumas reuniões com o prefeito Guilherme Gonçalves já haviam acontecido, antes do professor aceitar o cargo, na quinta-feira, 6/11. A nomeação deve ser feita no próximo Diário Oficial do Município, quando o novo secretário assumirá o cargo.

Anderson possui experiência na área educacional, já atuou como professor em várias unidades escolares de Ourinhos e em funções públicas anteriores, inclusive na Câmara Municipal ourinhense. É atual vereador na cidade de Canitar e chega ao cargo quase 40 dias após a exoneração de Rodrigo Mendes.
O momento é de grandes desafios: reorganizar a rede municipal, equilibrar demandas de infraestrutura escolar e dar rumo a políticas pedagógicas mais efetivas. Vieira tem ainda pela frente a missão de negociar o piso do magistério, conforme exigências e direitos da classe.
A escolha compõe as ações de ajustes do governo Guilherme Gonçalves, que busca desde o início do mandato a consolidação de suas secretarias, conforme prometido em campanha, com uma equipe técnica e capacitada para os cargos de alto escalão.
Nos bastidores, os servidores alimentam a expectativa de que o novo secretário adote uma postura de diálogo e valorização dos profissionais da educação, pontos frequentemente cobrados pela categoria nos últimos anos.
Anderson Vieira é o terceiro Secretário a assumir esta pasta. Seu antecessor, Rodrigo Mendes, tomou posse em 11 de março de 2025, e deixou o cargo 6 meses depois, em 30 de setembro.
A professora Carminha (Carmem Lúcia Machado), nomeada em janeiro de 2025, logo no início da gestão, ficou no cargo por menos de 3 meses.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.