segunda, 16 de junho de 2025
Publicado em 28 dez 2015 - 01:18:00
Hernani Corrêa
NovoNegocião – A Sra está caminhando para o término de seu atual mandato em 2016. Como avalia esses três primeiros anos?
Belkis – Avalio que, apesar da crise econômica do País que se agravou nos últimos anos, o resultado do nosso trabalho é bastante positivo. Eu tenho falado que me sinto orgulhosa e muito gratificada pelo trabalho realizado por essa grande equipe de ourinhenses. Temos consciência de que muito ainda há para se fazer, mas também, neste final de ano e no mês de aniversário da cidade, temos vários motivos para comemorar.
Fechamos o ano com boas notícias, retomamos as obras de recape asfáltico. Os recursos chegaram e, apesar das intensas chuvas, estamos conseguindo recuperar as ruas, principalmente aquelas que foram castigadas pelas chuvas no ano passado, sem falar no envelhecimento da malha asfáltica de décadas.
Além disso, no enfrentamento da crise, pudemos manter nossos serviços e garantir o pagamento dos salários dos nossos servidores em dia. Pode parecer que são apenas obrigações, mas quando existe uma crise instalada no País que afeta principalmente o setor público, a administração deve estar ainda mais atenta para o gerenciamento dos recursos de modo a atender as prioridades. E essa nossa atenção com a gestão responsável coloca a cidade de Ourinhos entre os 8 melhores municípios do Estado de São Paulo no ranking da Transparência. A informação foi divulgada na última 5ª feira, no site do Ministério Público Federal. Considero que todo o setor público tem essa obrigação da transparência, mas como nesse momento existe no País toda uma discussão sobre a má gestão dos recursos públicos, entendo que podemos nos orgulhar sobre a forma como estamos administrando e ter como meta sempre a melhora nesse ranking.
Estamos entregando neste final de ano duas importantes obras: o CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados e vamos entregar em breve o novo prédio da Biblioteca Municipal, que vai funcionar dentro do novo conceito de biblioteca. Isso sem contar a reforma da rodoviária que está prestes a começar, também está em Processo Licitatório a construção do Prédio do IML e Polícia Técnica, na Vl. São João, a revitalização de escolas municipais e unidades de saúde, dentre outras grandes conquistas como o Poupatempo que em muito tem facilitado a vida dos nossos cidadãos.
NovoNegocião – Ourinhos cresceu na área da saúde com o sistema UPA, SAMU e AME. O que a cidade terá a mais até o final do seu mandato?
Belkis – Além da construção das Unidades de Saúde do Jd. Guaporé, Pacheco Chaves, Josefina, Paineiras, Ourinhos G, reforma do Postão e outras unidades, o grande destaque fica por conta da permanência do SAMU na cidade.
Enquanto outros municípios passavam por dificuldades de custeio mediante a insuficiência e atrasos dos repasses pelo Governo Federal, nós lideramos o movimento para garantir a permanência do órgão em Ourinhos, que presta um serviço de excelência no atendimento de urgência e emergência.
Aderimos ao programa Mais Médicos e trouxemos para nossa cidade 11 profissionais cubanos que dão todo suporte na nossa rede básica, trabalhando sempre a questão da prevenção também.
Caminhamos para o credenciamento da Oncologia pelo SUS, para que nossos pacientes com câncer não precisem mais se deslocar a outros centros como Jaú, Botucatu e Marília.
NovoNegocião – No setor Educação, o que Ourinhos terá de novidade para o próximo ano?
Belkis – Para 2016 teremos mais uma unidade, a creche escola, conquistada junto ao Governo Estadual e que vai suprir grande parte da demanda da região do CDHU, para atender aproximadamente 150 crianças de 0 a 5 anos de idade.
Também entregaremos no início do próximo ano, para melhor atender nossos alunos, a cobertura de três quadras poliesportivas nas escolas municipais Jorge Herkrath, no Pq. Pacheco Chaves, na escola Pedagogo Paulo Freire, no Jd. São Carlos e na Evani Maioral Ribeiro Carneiro no Pq. Minas Gerais, que estão em fase dos acabamentos finais, sendo que todas as demais já possuem a infraestrutura.
Ourinhos conquistou, graças à parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, duas novas escolas estaduais e um novo campus da Unesp.
NovoNegocião – Umas das maiores queixas da população é em relação à iluminação pública. Como a prefeitura solucionará definitivamente esse problema?
Belkis – Estamos atendendo essa demanda através de um grande esforço. A cidade cresceu e o Governo Federal repassou aos municípios a responsabilidade de custear o Parque de Iluminação Pública (PIP) da cidade. Quando passamos a gerenciá-lo, o encontramos em uma situação já bem crítica e desde então não temos medido esforços para solucionar os problemas. Investimos também e em 2015 já foram trocadas mais de 3.130 lâmpadas, 1.613 reatores e 1.227 relés e estamos adotando providências para a contratação, em caráter emergencial, de uma empresa especializada para fazer a troca e reposição de lâmpadas em uma etapa só.
Simultaneamente a isso está sendo feito um estudo para adotarmos um padrão técnico do Parque de Iluminação Pública. Isso feito, subsidiará a Prefeitura para a futura licitação com a finalidade de contratação de uma empresa para manutenção do Parque de Iluminação Pública.
NovoNegocião – A senhora declarou a toda a cidade que depende de emendas parlamentares para recapear Ourinhos, porque a prefeitura não tem recursos próprios. A prefeita acredita que por ser um ano eleitoral em 2016, os governos federal e estadual liberarão emendas aos deputados suficientes para atender a grande demanda de nossa cidade?
Belkis – É verdade, dependemos sim de emendas parlamentares, mas os recursos estão chegando. O trâmite desde a liberação até a chegada dos recursos é longo e demorado. Por isso, quando um parlamentar anuncia que liberou a verba, cria uma grande expectativa na população, mas até que a Prefeitura receba esse recurso e possa utilizá-lo são vários meses. Eu não posso afirmar que por ser ano eleitoral teremos mais facilidade para conseguir os recursos, mas posso dizer que vou continuar correndo atrás como fiz até agora. Eu fui á Brasília e procurei por quase todos os deputados que obtiveram uma boa votação em Ourinhos e espero que sejamos atendidos. Já recapeamos cerca de 500 quadras e estamos com recursos para mais de uma centena, estamos trabalhando firme nesse propósito e os resultados estão aparecendo.
NovoNegocião – Sabemos que ainda é cedo para falarmos nisso. Mas se seu grupo político a escolhesse para ser candidata à reeleição, hoje, a senhora tem vontade de continuar mais quatro anos nessa missão?
Belkis – Minha maior vontade hoje é conseguir cumprir o máximo das metas que planejamos e pelas quais fui eleita. Conseguir realizar o meu melhor trabalho e ter a consciência tranquila de saber que caso falte alguma coisa, não foi por falta de vontade ou negligência, mas sim por motivos que acabam fugindo do controle, como esta crise econômica que estamos passando. Estamos vivendo anos difíceis, novas demandas acabaram surgindo e a economia se retraiu, esse cenário fez com que modificássemos algumas metas, mas estamos dia a dia trabalhando duro no desenvolvimento de Ourinhos.
NovoNegocião – Diante da atual crise econômica e política no país, como a senhora vê as manifestações populares em Ourinhos em prol da moralidade da vida pública, como o pedido de redução dos salários dos vereadores e dos cargos comissionados na prefeitura?
Belkis – As manifestações e protestos fazem parte da democracia e devemos respeitá-los. Manifesto apoio ao Observatório Social que está se instalando em Ourinhos, sendo implantado com objetivo de verificar os atos dos poderes executivo e legislativo de forma apartidária.
Consideração finais – Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Jornal NovoNegocião pela oportunidade e deixar uma mensagem de otimismo aos ourinhenses. Apesar de toda a crise econômica e política que nosso país está enfrentando, nossa cidade tem sido muito bem conceituada nos indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento sócio-econômico nacionais e estaduais. Recente estudo divulgado pela Revista Isto É, entre os 5.565 municípios pesquisados no país, Ourinhos está entre as 50 melhores cidades brasileiras no Ranking “Indicadores Sociais”; somos destaque nacional também no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM: Ourinhos foi classificada com nota máxima “A” ALTAMENTE EFETIVA – notas superiores a 90% do total, em avaliação pelo Tribunal de Contas, onde se apura a efetividade das ações de tecnologia. Como já citei no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal ficamos entre as 8 melhores cidades do Estado de São Paulo, enfim, tudo isso demonstra o quanto estamos trabalhando para deixar a cidade mais bonita, com infraestrutura adequada e, principalmente, fortalecemos as políticas sociais, como Saúde, Educação, Esporte e Cultura.
Desejo a todos os ourinhenses um Feliz Natal e que 2016 seja um ano abençoado, repleto de muita paz.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.