sábado, 05 de julho de 2025
Publicado em 17 jan 2018 - 11:34:02
Patrícia Moreno – coordenadora do OSB – Ourinhos
Atualmente, e infelizmente, vivemos em uma Era Cancerígena Sociocultural a qual grande parte da sociedade vive numa escuridão estática e em constante processo de evolução. Onde ser politicamente correto, é algo errado; onde a impunidade legal privilegia aos que menos deveriam ser privilegiados pela Justiça; onde alguns indivíduos utilizam os mais variados meios de comunicação para propagar informações deturpadas e viciadas, ou ainda, se beneficiam desta para proveito próprio; etc.
Este abscesso é tamanho, que parece ser incurável aos olhos nús da sociedade justa. Enquanto muitos malfeitores se aproveitam deste Câncer Sociocultural, muitos pagam com suas próprias vidas e/ou esforços contínuos para que a semente da cura seja cultivada e sare esta Nação quase falecida devido à corrupção.
Não basta depreciar atitudes corruptas e reprováveis, todos os cidadãos de bem têm o dever de descruzar os braços já quase engessados pela conformidade e reverter esta desumana realidade. Temos que ser a diferença que queremos ver no mundo.
Um excelente exemplo disto é o Observatório Social do Brasil. Criado na Cidade de Maringá, Estado do Paraná, há 14 anos por um grupo de cidadãos plenamente indignados com a corrupção que estava sendo instalada no Município, se uniram com o propósito único de fiscalizar a gestão pública local disseminando a corrupção, visando contribuir diretamente para a Transparência na Administração Pública, conforme previsto na Lei nº 12.527/2011.
Desta união onde havia um grupo com pouquíssimos cidadãos, hoje abrange mais de três mil pessoas, sendo voluntários e colaboradores, em todo o país que estão envolvidos direta ou indiretamente com essa Organização, sendo, portanto, cidadãos de bem exercendo seus direitos civis e políticos.
Isto sim é Cidadania. Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789 – Revolução Francesa), estão definidos os direitos coletivos e individuais dos homens, como sendo universais, onde descreve em seu artigo 15 que: a sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.
Esta Organização, composta por cidadãos apartidários e sem fins lucrativos, teve um resultado tão astronômico que, desde então, vem se expandido por todo o país. No presente momento, se encontra instalado em 19 Estados da Federação que com as suas contribuições: financeira, profissional, entre outras, gerou uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais, e a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.
Os Observatórios Sociais encontram-se instalados regularmente, conforme prescreve a lei e em pleno funcionamento em mais de 135 cidades e para os próximos anos, este número tem se a multiplicar.
Em Ourinhos – No Município de Ourinhos, o Observatório Social do Brasil – Ourinhos completa dois anos de existência no próximo dia 18 de janeiro. Neste pouco tempo de existência e com a colaboração de alguns cidadãos ourinhenses, estão cada vez mais contribuindo para a melhoria na Gestão Pública e na aplicação dos Recursos Públicos, além de despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, exercendo a vigilância social, sendo esta a missão dos Observatórios Sociais em todo o Brasil.
Desta forma os Observatórios Sociais, atuam preventivamente, em tempo real, contribuindo para a eficiência da gestão pública, por meio da vigilância social da execução orçamentária, em sinergia com os órgãos oficiais controladores, tais como: Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Associações Comerciais Locais, FIEP, SESI, Conselho Federal de Contabilidade, Maçonaria, Rotary, Instituições Religiosas, entre outros.
Para se promover a Justiça Social de forma plena e eficaz, é necessário que todo o cidadão pague em dia seus impostos, para que consequentemente os Agentes Públicos os empreguem com total ética, eficácia e em benefício de toda a coletividade e não em benefício próprio e/ou da minoria, conforme previsto na Carta Magna, em seu artigo 3º, que elenca sobre a Função Social dos Tributos.
Seja voluntário do OS – Seja você também um cidadão de bem e participativo na sociedade em que se encontra inserido, e não apenas uma célula cancerígena inerte, em que já fora contaminada socioculturalmente pelos malfeitores que se encontram alastrados por todo o país.
Vamos juntos, combater esta doença aparentemente incurável que a cada dia se prolifera em nossa sociedade. Sejamos a vacina da cura. Faça parte do Observatório Social do Brasil – Ourinhos, seja um voluntário ativo e venha contribuir para a erradicação definitiva desta doença.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.