sexta, 08 de novembro de 2024

Barulho dos fogos de artifício prejudicam os pets

Publicado em 30 dez 2017 - 11:32:41

           

Alexandre Mansinho

Se você tem pet, sabe bem do que estamos falando. Apesar de toda festa, presentes e comida gostosa, junto com o final do ano chegam os fogos de artifício que, geralmente, aterrorizam a vida dos nossos amiguinhos. Isto porque os cães têm a audição extremamente desenvolvida e são capazes de ouvir o som a uma distância quatro vezes maior do que nós, humanos. Além disso, eles não sabem o que significa o som dos fogos, que é bem alto e intenso. Então, acabam associando com perigo”.

Há casos de cães que se machucam batendo contra portas de vidro, outros correm pelas ruas e provocam acidentes de trânsito ou até tem ataque cardíaco por conta do susto.

A Dra. Isabel Cristina, médica veterinária de longa experiência em Ourinhos, recebeu nossa equipe e falou um pouco sobre os cuidados a serem tomados para que os pets possam sofrer menos com o estresse inevitável do réveillon: “há várias ações que podem ser tomadas, inclusive já existem alguns medicamentos que, com a orientação de um médico veterinário, podem ser ministrados aos animais de estimação para que eles sofram menos com o estresse provocado pelo barulho dos fogos”. 

Dra. Isabel afirma que é importante também que, quando o dono do animal já sabe que ele fica estressado com fogos, o ambiente seja preparado afim de que o animal não se machuque ou consiga fugir para a rua: “os gatos também sofrem com o barulho, mas eles são mais “espertos”, quando fogem de casa acabam, na maioria dos casos, retornando (…) os cães, no entanto, acabam se machucando mais e acabam se perdendo”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.