domingo, 31 de agosto de 2025

BEBÊ DE 10 DIAS DE VIDA É SALVO DE ENGASGO POR POLÍCIA MILITAR EM RIBEIRÃO DO SUL

Publicado em 09 abr 2024 - 13:57:48

           

Por Fernando Lima

      Na noite desta segunda (8), por volta das 20h40, em Ribeirão do Sul, um casal desembarcou na base da Polícia Militar (PM) em Ribeirão do Sul, com um bebê de apenas 10 dias de vida engasgado. A família estava desesperada e levou o recém-nascido até o local, onde a equipe da PM deu início nos procedimentos de primeiros socorros e realizou a manobra de Heimlich, enquanto se dirigiam à unidade de saúde do município.

      Lá, os médicos e enfermeiras constataram que a menina já estava desengasgada e ela ficou apenas em observação e foi liberada. Mas, o que fazer em casos de engasgo como este?

      Tanto em adultos, como em crianças, a manobra de Heimlich, é o método de primeiros socorros mais conhecido para ter sucesso no desengasgo e salvar vidas, ela serve para retirar o pedaço de comida ou objeto que possa estar interrompendo a respiração e salvar a vida da pessoa. Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.

      A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações:

Como fazer a manobra corretamente

       Após se detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão.

     Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que pode ser feita de 3 formas:

 

1. Na pessoa acordada

       Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em:

  1. Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
  2. Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
  3. Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
  4. Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
  5. Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

        Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desmaiada.

2. Na pessoa desmaiada

      Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.

     Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.

3. Na própria pessoa

      É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça,é possível aplicar a manobra de Heimlich em você mesmo. Neste caso, a manobra deve feita da seguinte forma:

  • Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;
  • Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;
  • Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho.

      Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto.

O quer fazer em caso de bebê engasgado

      Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

     Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

E lembre-se de ligar para a Polícia Militar, Bombeiros para auxílio por telefone e procurar atendimento médico imediatamente.

Fonte: Portal Tua Saúde

Imagens: Portal Tua Saúde e Portal Creche Segura.

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.