segunda, 08 de dezembro de 2025
Publicado em 08 dez 2025 - 17:59:51
O Projeto de Decreto Legislativo que instituiu o Título foi aprovado com unanimidade
Da redação
Na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, às 19h00, a Câmara Municipal de Ourinhos realizará Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Ourinhense ao Bispo Dom Eduardo Vieira dos Santos.

O Projeto de Decreto Legislativo que instituiu o Título foi de autoria do vereador Anísio Felicetti e aprovado por unanimidade.
A solenidade será transmitida ao vivo pelos canais oficiais: TV Câmara Ourinhos – sinal digital aberto 31.3 Rádio Câmara – FM 105,3 Facebook: Câmara Municipal de Ourinhos e YouTube: youtube.com/tvcamaraourinhos.
Biografia do homenageado
Dom Eduardo Vieira dos Santos nasceu no dia 18 de março de 1965, em Bom Sucesso/PR. filho de Augusto Vieira dos Santos e Maria Alves das Neves, e irmão de Geraldo Vieira dos Santos, Manoel Vieira dos Santos, Antônio Vieira dos Santos, Alicindo Vieira dos Santos, Olímpia Vieira dos Santos, Aparecida Vieira dos Santos, José Vieira dos Santos e Maria Vieira dos Santos.
Em 1988 entrou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a Ordem do diaconato no mesmo Instituto. Em 15 de dezembro de 2000 foi ordenado sacerdote, sendo incardinado na Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, foi Pároco na Paróquia São João Gualberto durante sete anos. De 2008 a 2013 foi Vice-Reitor no Seminário de Teologia Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo. Ao mesmo tempo, era encarregado de acompanhar os Diáconos Permanentes da Arquidiocese.
Desde 1º de novembro de 2008 desempenhou o cargo de Chanceler do Arcebispo de São Paulo e, desde 1º de agosto de 2013, foi o Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Pão Apóstolo, de São Paulo. Além do bacharelado e da licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Conseguiu o mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (PUL), através do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico – São Paulo Apóstolo, de São Paulo.
Aos 19 de maio de 2021, o Santo Padre, o Papa Francisco nomeou Dom Eduardo Vieira dos Santos como 2º Bispo da Diocese de Ourinhos. Sua posse como Bispo Diocesano de Ourinhos aos 3 de julho de 2021, Festa de São Tomé, Apóstolo.
Dom Eduardo tem desempenhado papel de fundamental importância, não apenas na condução espiritual da comunidade católica de nossa cidade, mas também no fortalecimento de valores humanos, sociais e éticos que contribuem de modo expressivo para o bem comum da população de Ourinhos e região, sendo 24 municípios, 43 paróquias e 1 Seminário Diocesano.
Seu ministério sacerdotal tem sido pautado pelo compromisso com a justiça social, o amparo aos mais necessitados, o incentivo à educação cristã e o diálogo construtivo com os diversos setores da sociedade. Sob sua liderança, a Diocese de Ourinhos vem promovendo relevantes iniciativas pastorais e sociais que colaboram diretamente para o desenvolvimento humano, cultural e moral de nossa comunidade.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.