quinta, 12 de dezembro de 2024
Publicado em 01 jul 2016 - 05:03:54
O acidente aconteceu no domingo, 26, no quilômetro quatro da BR 153 em Jacarezinho/PR, quando o veículo carregado com óleo diesel tombou derrubando a carga que se espalhou e atingiu o Rio Paranapanema que fica a poucos metros da pista. O fato aconteceu por volta das 8 horas da manhã, o motorista não sofreu ferimentos. A carreta de três compartimentos vinha de Araucária carregada de 57.000 litros de óleo diesel AS-500 e seguia para Cuiabá/MT. O acidente aconteceu entre Jacarezinho e Ourinhos, num local conhecido como pedra criminosa.
O motorista da carreta, Valdecir dos Santos, 39 anos, contou às equipes de socorro que estava com febre de 39 graus, sentia muita dor nas costas e teve uma perda de memória no momento do acidente, sentiu a visão escurecer e quando recuperou os sentidos já havia tombado a carreta. Aproximadamente 34 mil litros de óleo diesel foram derramados no rio. Equipes da polícia e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram no local tentando reduzir o impacto ambiental do combustível no rio. Uma empresa terceirizada contratada pela transportadora responsável pela carreta fez um trabalho de rescaldo e instalou quatro barreiras de contenção ao longo do rio.
Conforme comunicado do IAP, até terça-feira, 28/6, não havia sido constatada mortandade de peixes no Paranapanema. O Instituto informou ainda que o valor da multa devido à infração ambiental cometida pelo acidente ambiental pode chegar até R$ 1 milhão. O IAP está realizando vistorias no rio, coletando amostras de água que serão analisadas em laboratório e devem ficar prontas nos próximos 20 dias. Especialistas do IAP informaram que devido à temperatura da água e as características do rio, o óleo deverá permanecer na superfície da água, o que deve facilitar o processo de retirada do produto, mas por precaução a pesa na região deve ser suspensa.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.