sexta, 08 de novembro de 2024

Casa Rosa comemora o sucesso do primeiro mês de funcionamento

Publicado em 15 maio 2019 - 09:42:50

           

 

Letícia Azevedo

 

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a Casa Rosa, unidade de serviços especializados para as mulheres, mantido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Saúde, comemora, juntamente com o dia das mães, os mais de 250 prontuários novos de mulheres que procuraram atendimento na unidade.

O diferencial do local é o atendimento exclusivamente voltado à mulher, com profissionais apenas do sexo feminino e com agendamento preciso de horário, tudo isso para deixar as pacientes cada vez mais à vontade para tratar da saúde e receber todo acompanhamento que necessitam.

A equipe especializada, vinda da Rede Municipal de Saúde, oferece consultas com psicóloga, terapeuta ocupacional, advogada, dentista, ginecologista, assistentes sociais, enfermeiras, tudo de graça. No local também é possível fazer exame de mamografia, Papanicolau, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite. Para requerer um dos serviços é preciso ser mulher com mais de 17 anos.

Entre os demais serviços disponibilizados estão avaliação social, planejamento familiar, teste rápido de sífilis e hepatite, terapia em grupo, terapias manuais, reunião de equipe multidisciplinar, orientação para autoexame de mama, orientação e colocação de DIU e avaliação e orientação para a saúde da mulher. 

A enfermeira chefe responsável pelo atendimento da instituição e especialista em obstetrícia, Pricila Regina Dias, contou que os profissionais se esforçam a cada dia para que o atendimento seja o mais humanizado possível, e que as mulheres sejam acolhidas com todo o carinho pela equipe. “Eu gosto de acolher as mulheres que chegam até aqui buscando por atendimento, até para poder ajudar a encaminhar ao profissional correto. Como nós estamos também recebendo mulheres vítimas de algum tipo de violência, ou com alguma queixa de problemas familiares, eu gosto de acolhê-las e depois encaminhar para a psicóloga ou para a terapeuta ocupacional. Se ela necessitar de apoio jurídico nós também temos uma advogada a disposição e temos também total respaldo da Dra. Ana Rute, que é a delegada da delegacia da mulher de Ourinhos”.

A profissional comentou que apesar de pouco tempo de funcionamento, a Instituição já recebeu diversas pacientes mas que algumas dúvidas ainda são comuns. “É importante salientar que a Casa Rosa funciona como uma Unidade Básica de Saúde, e que os agendamentos e procedimentos são bem parecidos. Para agendar uma consulta, nós não conseguimos agendar por telefone, como nenhuma UBS faz. É necessário que a pessoa venha pessoalmente até a Instituição munida de RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência. Lembrando que o comprovante de Residência é apenas para poder comprovar todos os dados do endereço. As mulheres que morarem em bairros afastados também serão atendidas sem nenhum impedimento.” – esclareceu a enfermeira.

Agendamentos – Os agendamentos são realizados todas as quartas-feiras das 8 às 15 horas. São 12 vagas disponíveis por quarta-feira, e ao término das mesmas é necessário tentar o agendamento na semana seguinte. A clínica geral, Dra Jéssica Ferrari, atende todas as quintas-feiras das 8 ao 12h00 e das 13 às 17 horas.

A ginecologista, Dra. Natália Faciroli Dal Sochio, atende as segundas-feiras das 8 ao 12h00 e as quintas-feiras das 13h00 às 17h00 horas. O exame preventivo pode ser agendado de segunda a quinta das 8 às 17 horas. O resultado do exame de Papa Nicolau leva de 45 a 60 dias para ficar pronto (seguindo protocolo das UBS). Exame clínico das mamas também são realizados pela enfermeira chefe Pricila Dias. 

Dia das Mães – Em comemoração ao Dia da Mães, na manhã da sexta-feira, 10, a equipe da Casa Rosa promoveu um café da manhã em homenagem às mães presentes e também palestras ministradas pela dentista Dra. Shenia Rodrigues sobre Prevenção à Cáries e pela biomédica Dra. Júlia Morales sobre a Câncer do Colo do Útero. Sorteio de brindes animou as participantes, que também ganharam de presente maquiagem e limpeza de pele.

Na oportunidade, a vereadora Raquel Spada, idealizadora do projeto, falou a respeito do funcionamento da Casa. “As mulheres estão recebendo atendimento público de saúde de qualidade. O pontapé inicial já foi dado, vamos agregar mais serviços a Instituição. Temos que ver as necessidades das mulheres, porque agora que os atendimentos começaram a ser realizados, nós podemos observar quais as verdadeiras prioridades, quais são a verdadeiras necessidades dessas mulheres, e rumar para Brasília para buscar emendas parlamentares para equipar a casa e melhorá-la a cada dia.” – relatou a vereadora.

O prédio fica na Rua Eduardo Carlos Pereira, 20, na Vila Mano, atrás do Postão Central, e conta também com espaço para vacinação de crianças e brinquedoteca.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.