sexta, 08 de novembro de 2024
Publicado em 02 abr 2019 - 05:29:42
Letícia Azevedo
A Casa Rosa – “Teresinha de Souza Freire Silva” foi inaugurada na sexta-feira (22), e contou com a presença de diversas autoridades, inclusive da região. O estabelecimento, que oferecerá vários serviços voltados à saúde da mulher, foi completamente adaptado para receber todas as munícipes que buscarem atendimento.
Localizada na Rua Eduardo Carlos Pereira nº 20 na Vila Mano, atrás do Postão Central, na Casa Rosa serão disponibilizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, avaliação social, coleta de Papanicolau, planejamento familiar, teste rápido de sífilis, HIV, hepatite, avaliação psicológica e terapia em grupo, terapias manuais, reunião de equipe multidisciplinar, orientação para autoexame de mama, orientação e colocação de DIU e avaliação e orientação para a saúde da mulher, além de orientação na área jurídica nas questões de leis, direitos e proteção da mulher. O prédio conta também com espaço para vacinação de crianças e brinquedoteca.
A vereadora Raquel Spada intermediadora do projeto relatou que visitou a unidade da Casa Rosa em Jaú, a fim de ter uma referência do que poderia ser implantado em Ourinhos. Questionada sobre o sentimento ao ver o projeto saindo do papel, Raquel disse que a alegria era imensa e se sentia emocionada ao ver tanto carinho dos colaboradores. “Se o meu mandato terminasse hoje, eu com certeza estaria completamente realizada. Tudo o que eu sempre sonhei, foi trazer melhorias voltadas a saúde física e emocional das mulheres. E depois de tanto carinho da equipe da Casa Rosa, nós temos ainda mais gás para aumentar e atender cada vez mais pessoas. A intenção é colocar à disposição das pacientes cada vez mais profissionais que possam oferecer os mais variados serviços” – relatou a vereadora.
Entre as diversas autoridades que estiveram presentes, a delegada da DDM, Dra. Ana Rute de Castro relatou que o atendimento a mulheres é essencial para o bom andamento do município “A mulher hoje está em lugar de destaque na família. Antes ela era apenas uma componente, hoje ela é a provedora do lar. Mas isso faz com que ela se sobrecarregue, pois sabemos que trabalhar fora, cuidar de casa, dos filhos não é fácil, e até por falta de tempo ela não procura assistência médica e psicológica. E ter esse tipo de atendimento em um só local e com mais facilidade, vai ajudar muito a vida dessas mulheres” apontou a delegada.
A Secretária de Saúde, Cássia Palhas, afirmou que a rede municipal disponibilizou uma equipe de profissionais para realizar estes atendimentos. “Desde terapeuta ocupacional, dentista, enfermeiras, psicólogas, ginecologistas, nutricionistas, assistente social até advogadas. É uma extensão do trabalho já realizado, um reforço para atender esta demanda preparado com todo o cuidado do mundo para a nossa população feminina”.
Cássia ainda afirmou que as mulheres que tiverem interesse em agendar uma consulta, ou conhecer de perto o projeto e tudo que pode ser oferecido através dele, deverão se dirigir até a unidade da Casa Rosa pois lá é uma unidade de saúde e os procedimentos para agendamento serão iguais a qualquer UBS tradicional.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.