sexta, 04 de julho de 2025
Publicado em 20 jun 2016 - 11:22:12
Com o projeto Estradafora, o Circuito Cultural Duke Energy percorre a região da Bacia do Paranapanema proporcionando cinema de graça às comunidades. Itaporanga será contemplada nos dias 20 e 21 e Taquarituba – última cidade a ser visitada pela edição 2016 do projeto –, nos dias 23 e 24. A sala móvel de cinema, com capacidade para 140 espectadores, ficará estacionada no Estádio Municipal e no Centro de Lazer e Cultura Lourenço Custódio, respectivamente.Por meio da parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura, nos quatro dias de exibições serão atendidos mais de 2.600 alunos de escolas públicas.
Em Itaporanga participam cerca 1.400 estudantes, além dos professores da rede e funcionários da Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora pedagógica do município, Eidi Frezatti, diz que expectativa nas escolas é grande. “Estamos felizes por receber a programação que favorece o acesso de nossos alunos ao cinema, com uma estrutura adequada e filmes de qualidade”, comenta.
Já em Taquarituba serão mais de mil alunos beneficiados, de acordo com o assessor da Coordenadoria Municipal de Cultura, Anderson Lopez. “O projeto auxilia na formação cultural das crianças e jovens do município. São estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio que verão os filmes selecionados, que além do entretenimento, oferecem um bom conteúdo”, expõe.
Cada cidade participante pode elaborar a própria programação a partir dos filmes disponibilizados pelo Estradafora. Nesta edição, os títulos foram: “Divertida Mente”, “Peixonauta”, “Shaun, o carneiro”, “A teoria de tudo”, “Confissões de Adolescente” e os média-metragens “As viagens de Jerê” e os “Os segredos do rio” (ambos produzidos na Bacia do Paranapanema, por iniciativa do Circuito Cultural).
Sobre o projeto
Com patrocínio da Duke Energy via Lei Rouanet, a edição 2016 do Estradafora percorreu 15 cidades paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema. Graças à parceria entre a companhia patrocinadora e o Teatro de Tábuas, criador do projeto, ele está circulando pela região desde 2011. No ano passado, o média-metragem “Segredos do rio” foi exibido para mais de 14 mil alunos de escolas municipais.
A Duke Energy Brasil tem a concessão de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim. Juntas as duas operações são responsáveis por cerca de 2,3Gigawatts de capacidade total instalada e geram uma média 12 milhões de MW/h por ano. Isso equivale a energia suficiente para abastecer quase 7 milhões de famílias ou 27 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.