quarta, 17 de abril de 2024

Colégio Santo Antônio realiza Semana Literária

As produções artísticas dos alunos puderam ser apreciadas pelos corredores, salas de aula e diversos outros espaços do CSA que ganharam um clima literário.

 

Rose Pimentel Mader

 

O Colégio Santo Antônio realizou durante o mês de março um amplo projeto literário que culminou com a Semana Literária, no período de 27 de março à 1º de abril. O autor homenageado foi Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, renomado cantor, compositor, poeta e sambista brasileiro.

O projeto envolveu os alunos de todos os segmentos – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio que trabalharam a vida e a obra de Cartola.

O ponto alto da Semana foi uma Manhã Cultural, no sábado, 1º de abril, quando o Colégio recebeu as famílias para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a partir da leitura e muitas pesquisas que resultaram em belas produções artísticas.

A Manhã Cultural evidenciou a criatividade e o talento dos alunos em diversas atividades que puderam ser apreciadas pelo público: Feira do Livro, exposições e muitas apresentações culturais que marcaram o evento.

As produções artísticas dos alunos puderam ser apreciadas pelos corredores, salas de aula e diversos outros espaços do CSA que ganharam um clima literário.

As famílias e os alunos foram recepcionados pela diretora pedagógica Narda Jorosky, pelo gerente administrativo e financeiro Adriano Santos, coordenadores, professores e toda a equipe do CSA que preparou uma carinhosa acolhida. A vice-presidente da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM) Beatriz Quagliato Porto marcou presença no evento.

 

Semana Literária teve vasta programação

 

No Kids, os temas vivenciados pelas crianças foram “As Fábulas” e a homenagem a Cartola e as exposições tiveram os seguintes temas: G1 – “O Leão e o Ratinho”, G 2 – “Chapeuzinho Vermelho”, G 3 – “A Galinha Ruiva”, G 4 – “Cachinhos Dourados e os Três Ursos” e G 5 – “A Lebre e a Tartaruga”.

Os alunos do EF Anos Iniciais desenvolveram as seguintes atividades: Varal de trava-línguas com as músicas de Cartola, retratos com folhas secas (1° ano); Modelagem e esculturas inspiradas na música “As Rosas Não Falam” (2° ano); instrumentos de percussão do samba produzidos pelas turmas (3° ano); criação de cenários a partir de “O Inverno do Meu Tempo” (4° ano) e poemas escritos pelos alunos, móbiles, ilustrações e painel interativo, além de murais, varal literário e Quizz (5° ano).

As atividades do EF Anos Finais foram as seguintes: Sala Imersa: Audiovisual – projeção em sala e documentário produzido pelos alunos do 6° ano; os alunos dos 7° e 8° anos produziram painéis e os alunos do 9° ano produziram Retrato de Cartola em Cubismo, marcadores de livros e cartazes.

Os alunos do Ensino Médio realizaram a distribuição de pílulas de conhecimento: Cartola (vídeos, textos, entrevistas e narrativas); oficina sobre samba e Cartola (Bate-papo com professores do EM) e análise das obras de Cartola, em especial das letras das músicas selecionadas para o vestibular da UNICAMP.

 

Apresentações Culturais

Um dos principais momentos do sábado, 1° de abril, foram as apresentações culturais, realizadas no pátio coberto do CSA. Foram diversas atrações especiais com muita música e perfomances de alunos, professores, colaboradores e convidados.

As alunas da UATI-UNIFIO (Universidade Aberta à Terceira Idade) juntamente com a coordenadora Gerda Kewitz, participaram com uma bela apresentação artística comandada pela professora de dança Michelli Roli. As alunas também declamaram textos e poemas que produziram a partir da obra de Cartola.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.