quarta, 01 de outubro de 2025
Publicado em 28 maio 2025 - 11:19:54
Além de colaborar com a preservação do meio ambiente, a campanha também promove a capacitação dos catadores
Da redação
A partir do mês de junho Ourinhos inicia campanha para a coleta de lixo eletrônico com dois pontos de recolhimento na cidade. A ação tem como objetivo principal incentivar o descarte correto e a reciclagem de resíduos eletrônicos, reduzindo os impactos ambientais e fortalecendo a economia circular no município.
Computadores, celulares, carregadores, televisores, cabos, teclados e demais dispositivos eletrônicos que já não têm mais utilidade devem ser descartados corretamente e não no lixo comum. Ao longo das próximas semanas, os catadores eletrônicos estarão em dois locais estratégicos para que a população possa contribuir com a iniciativa. Os pontos serão a Praça Mello Peixoto e a Escola José Alves Martins (Jardim Itamaraty).
Além de colaborar com a preservação do meio ambiente, a campanha também promove a capacitação dos catadores para o manejo seguro desses resíduos; a criação de pontos específicos de coleta e a parceria com cooperativas e empresas recicladoras e a conscientização da comunidade sobre os riscos do descarte inadequado, como a contaminação do solo e da água por metais pesados.
Por que participar?
O descarte incorreto de eletrônicos pode liberar substâncias tóxicas, como chumbo e mercúrio, trazendo sérios riscos ao meio ambiente e à saúde. Já a reciclagem desses materiais:
* Reduz a poluição;
* Evita o acúmulo de resíduos nos aterros sanitários;
* Preserva recursos naturais, como metais e plásticos;
* Diminui os custos públicos com a destinação incorreta de lixo;
* E ainda ajuda a construir uma cultura mais sustentável em Ourinhos.
Faça sua parte!
Fique atento às datas e locais dos pontos de coleta. Ao separar seu lixo eletrônico e descartá-lo corretamente, você contribui com a saúde do planeta e com o desenvolvimento de uma cidade mais limpa, moderna e consciente.
Juntos, podemos transformar resíduos em oportunidades e construir um futuro mais sustentável para todos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.