quarta, 09 de outubro de 2024
Publicado em 24 nov 2018 - 07:20:07
by Professor Valdir Barbosa*
“Neste final de ano, é notório a concorrência acirrada entre os varejistas para conquistar clientes e consumidores, para assim, aumentar os seus índices de vendas e se firmar no mercado consumidor. Dentro deste contexto, o “Visual Merchandising”, área em que o “vitrinismo” está inserido, vem sendo muito aplicado e valorizado, por ser uma estratégia fundamental para atrair e conquistar consumidores.
Na atual sociedade contemporânea, os órgãos sensoriais da visão são muito estimulados e valorizados para impulsionar e influenciar o mercado consumidor”.
“Com aplicação da técnica do Visual Merchandising, a Loja cria uma identidade e personalidade, valoriza sua marca por meio do desing e da disposição dos produtos num mosaico harmônico com o Lay-out da Loja, influenciando e motivando as decisões de compra dos consumidores e, ampliando assim, as possibilidades de vendas”.
“A principal função do Visual Merchandising é ser uma ferramenta criativa e mobilizadora para maximizar as vendas, ela também orienta os seus colaboradores para pensarem constantemente de forma cada vez mais comercial com foco no seu público alvo.
Merchandising: (Originada do termo francês merchand, a palavra inglesa merchandiser significa “negociante”; Merchandising seria “mercadização” – tipo de propaganda de produtos ou de marcas). Conceituando Merchandising: É uma ação dentro do Marketing que visa o planejamento estratégico e a operacionalização de atividades de exposição de produtos dentro do espaço da loja, tendo como objetivo a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada e harmônica para criar impulsos de compra na mente dos consumidores.
A maior importância do visual merchandising é a comunicação visual do seu negócio. A proposta é construída pensando em três elementos muito importantes: 1- Emissor: Seu negócio(você); Receptor: O cliente/Consumidor; 3- Mensagem: Recurso que você vai usar para falar com seu cliente. Os elementos da mensagem têm que agregar sentido e significado para o consumidor, para assim, atrair sua atenção e interesse para o produto exposto.
Para ser eficaz o Visual Merchandising, precisamos ter em mente qual o conceito da loja ou marca e qual o valor que o Lojista defende e quer transmitir. Questionar-se: Qual a imagem que quer passar? Qual seu público-alvo e como é o comportamento de compra dele? A partir daí, idealiza-se e inicia o trabalho com planejamento e disposição da vitrine, dos produtos dentro da loja, da decoração e de tudo mais que possa influenciar nas sensações visuais do cliente.
Para que o Lojista seja bem-sucedido, é imprescindível que se compreenda a importância das ações do Visual Merchandising, como um fator estratégico e decisivo para maximizar as vendas promocionais e fidelizar o cliente-consumidor”.
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*Empreendedor, Coach, Consultor em Gestão da Qualidade, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Professor do Ensino Superior Graduação/Pós-Graduação, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária em Arqueologia do Capitalismo, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.
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