sábado, 05 de julho de 2025
Publicado em 01 set 2018 - 06:39:55
by Professor Valdir Barbosa*
A Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba um conjunto de altas tecnologias (high tech) para automação em rede, troca de dados em tempo real (full-time), que utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas (Internet of Things-IOT) e Computação em Nuvem.
A Quarta Revolução Industrial é um conceito que engloba o termo “Indústria 4.0”, que teve origem de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, que promoveu a informatização dos processos produtivos da indústria, para aumentar o seu nível de eficiência e competitividade. No Brasil usa-se o termo “Manufatura Avançada”.
Contextualizando as Revoluções Industriais: A primeira revolução industrial mobilizou a mecanização da produção, usando energia hidráulica e a vapor. A segunda revolução industrial introduziu a produção em massa com a implantação da linha de montagem, utilizando a energia elétrica. Com o advento do computador e a eletromecânica, implantou-se a automação com sistemas CLP, assim, veio à terceira Revolução Industrial.
Em seguida veio à revolução digital e o uso de aparelhos e dispositivos eletrônicos, bem como a Tecnologia da Informação-TI para automatizar em rede todo o processo produtivo, caracterizando assim, a Quarta Revolução Industrial. Neste contexto tecnológico se implantou sistemas ciber-físicos, ou seja, onde sistemas cibernéticos ficam atrelados a ambientes físicos da indústria (o chão de fábrica), resultando em fábricas Inteligentes com capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos, que se conectam e se comunicam entre si através das tecnologias, Internet das Coisas-IOT e da Computação em Nuvem.
Conforme a evolução das altas tecnologias (high tech), a tendência é que em um futuro próximo as fábricas se adequem ao conceito da Quarta Revolução Industrial com aplicação do mote da indústria 4.0, tornando-se altamente autônomas e eficientes.
Um dos maiores impactos causados pela Quarta Revolução Industrial será uma mudança de paradigma que afetará o mercado na sua produção e distribuição, como também na mudança de modelo mental “mind set” com a criação de novos modelos de gestão e negócios. Em um mercado cada vez mais exigente, as fábricas inteligentes serão capazes de personalizar seus produtos, adaptando às preferências dos clientes.
Neste cenário contemporâneo globalizado regido e orquestrado pelas mídias digitais de altas tecnologia (high tech) se idealizou um novo perfil (briefing) de comportamento e consumo dos clientes e consumidores: O “Neoconsumidor”, ou seja, O Novo Consumidor, ancorado e balizado pela tríade: “Digital-Multicanal-Global”.
Essa tendência traçou novas posturas e características do “consumidor multicanal”, tendo múltiplas possibilidades e facilidades de acessos para pesquisar e comprar serviços e produtos oferecidos na “Web” pelas empresas. Diante deste novo contexto informacional, o “Neo-consumidor multicanal” ficou mais exigente e ativo, sentindo “empoderado” com maior poder de barganha e autonomia.
Diante deste novo cenário tecnológico informacional globalizado, é emergente e fundamental o investimento em canais de comunicação e Treinamentos em Gestão de Clientes, para assim surfar nesta nova onda da Quarta Revolução Industrial.
Portanto, navegar é preciso! Mas, não podemos perder a ternura jamais!
“Perder la ternura jamás…” (Che Guevara)
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*Empreendedor, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária em Arqueologia do Capitalismo, Formação de Consultor em Gestão da Qualidade, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.
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