sexta, 21 de novembro de 2025
Publicado em 20 ago 2024 - 08:27:39
A atleta mirim se prepara para competição na Europa e busca patrocínios
Fernando Lima
Desde muito pequena, Gabrielly Valentina, de 7 anos, já vivenciava o esporte através de seu pai, Ernani Scuculha, que é faixa preta no esporte e pratica o jiu-jitsu há 14 anos. Ela ia no bebê conforto para a academia onde seu pai treinava e onde ela também treina hoje em Ourinhos.
O pai da atleta mirim, Ernani Scuchulha, conversou com a reportagem do EnDia/Negocião e contou um pouco sobre a trajetória promissora de Tina.
“Tina”, como é chamada pela família, ganhou seu primeiro kimono aos dois anos de idade e aos 4 já ganhava campeonatos internos da academia. A partir daí, seu pai começou a levá-la para competições no interior do estado, onde foi conquistando medalhas em várias cidades.

Valentina com o pai, Ernani Scuculha
Com recursos próprios, Ernani que percebeu o talento da filha desde cedo, começou a inscrevê-la em competições fora do estado, onde ela participou do Pan-Americano no Rio de Janeiro (RJ) e no Campeonato Kids Internacional IBJJF em Curitiba (PR).
O pai não esconde o grande orgulho que sente da filha: “nosso sentimento é de orgulho e de alegria pois ela ama o que faz, ela é dedicada esforçada e ama o jiu-jítsu”.
Rotina da atleta
Valentina divide a semana entre os estudos e os treinos. Além da rotina do jiu-jitsu, ela treina crossfit. Na academia onde ela e o pai treinam, a atleta mirim observa os mais velhos, para ter referências no esporte.

Os estudos são fundamentais e o próprio Sensei da atleta faz questão de acompanhar semestralmente todos os alunos da academia. Valentina gosta de matemática e educação física. Ela também tem uma vida normal como toda criança tem e gosta de brincar no parquinho.
A alimentação de Valentina também tem acompanhamento nutricional próprio para sua idade, mas, como toda criança, ela também aproveita os fins de semana para comer coisas que as crianças adoram.
Competições Internacionais
Tina já tem passaporte e mira em competições internacionais. Ela tem cadastro na confederação do esporte e agora espera para participar do Campeonato Europeu que acontece em outubro em Portugal.

Ela conquistou uma medalha este ano no Rio de Janeiro no Campeonato Sul-Americano e o bicampeonato internacional foi garantido no Kids International 2024 em Curitiba.
Os pais de Tina buscam ajuda em patrocínios para ajudá-la a ir para a competição europeia e quem se interessar em conhecer melhor o trabalho da atleta e ajudar com patrocínios pode entrar em contato pelo instagram @tinajiujitsu.
Imagens: Arquivo Pessoal.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.