terça, 10 de março de 2026
Publicado em 23 abr 2018 - 03:00:40
Marcília Estefani
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza começa nesta segunda-feira, 23, em toda rede básica de saúde. Como nos outros anos, o Ministério da Saúde usa desta estratégiapara diminuir o impacto da gripe em todo o país, visto que a Influenza é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte no mês de janeiro 2018. Ainda segundo o Ministério da Saúde, no Brasil não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2. A vacina é contraindicada apenas para quem tem alergia severa a ovo.
A meta é imunizar 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado “mais suscetível” ao agravamento de doenças respiratórias. No ano passado, o país confirmou 394 casos de contaminação por uma das três variações da influenza. Ao todo, segundo a Saúde, 66 pessoas morreram.
Já em 2018, dos 392 casos de influenza registrados em todo país, 62 resultaram em óbitos. Do total, 190 casos e 33 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2 foram 93 casos e 15 mortes. Com 8 óbitos, o estado de Goiás antecipou a imunização, Que começou no último dia 13 de abril.
Em Marília, um idoso de 82 anos, morreu no mês de março vítima do vírus da gripe Influenza A. A confirmação do caso foi obtida somente na última quarta-feira, 18. Existem ainda oito notificações que aguardam resultado.
Também na cidade de Guarantã, há 68 quilômetros de Marília, um menino de 11 anos está internado no Hospital Materno Infantil (HMI) de Marília, com suspeita de H1N1. Confirmação ou não do caso deve sair nos próximos dias.
Os sintomas da gripe geralmente são febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.
Na rede básica de saúde, a vacina é direcionada aos grupos mais vulneráveis da população que são mais sensíveis aos efeitos da gripe e seus desdobramentos e pessoas que possuem contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão.
A lista inclui: pessoas acima de 60 anos de idade, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide, indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter e pessoas privadas de liberdade.
Em Ourinhos, os grupos de risco já podem procurar os postos de saúde do município para serem vacinados.
O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para sábado, 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional e os 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. A meta é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, as demais pessoas serão imunizadas.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.