sábado, 12 de julho de 2025

Comerciantes reclamam de lixo espalhado pelo calçadão de Ourinhos

Publicado em 25 maio 2019 - 03:24:49

           

Letícia Azevedo

Para alguns comerciantes da área central de Ourinhos, o calçadão não é mais um lugar atrativo para que os consumidores façam as suas compras. Tudo isso porque em alguns trechos do local, os pedestres têm que sair da calçada e andar no meio das ruas para desviar da grande quantidade de lixo espalhado.

Os sacos plásticos contendo lixo das próprias lojas ficam durante horas atrapalhando a passagem dos consumidores, e deixando o calçadão com ar de abandono. Os cães também contribuem para a sujeira, rasgando e espalhando os restos de lixo pelo centro.

A comerciante Silmara Viccioli apontou o problema e inclusive questionou o horário realizado pelos varredores (funcionários da SAE), pois segundo ela, todas as vezes em que o comércio abre as portas o lixo está espalhado pelo chão, dificultando o trânsito dos pedestres.”É inadmissível ver tantas pessoas andando e desviando do lixo, já as nove da manhã. O comércio abre as nove, e nesse horário tinha que estar tudo limpo, pra que os consumidores transitem livremente. Porque as garis não fazem um horário diferenciado? Elas poderiam começar mais cedo pra que as nove tudo já estivesse em ordem. E outra, as lixeiras aqui do centro não dão conta de todo o lixo produzido pelas lojas. Se houvesse mais lixeiras, maiores que coubessem todos esses sacos, eles não precisariam ficar jogados no chão, e com certeza o aspecto de abandono seria bem menor” – apontou.

O estabelecimento da comerciante, que fica na rua Antonio Carlos Mori, bem próximo ao Calçadão, também sofre com alguns problemas estruturais. A calçada da referida rua está com diversos problemas de rachaduras, raízes de árvores expostas, o que faz com que a calçada fique extremamente irregular, dificultando o trânsito de cadeiras de rodas e até para idosos que transitam no local. “Essas imperfeições não são em frente a minha loja, mas elas têm que ser consertadas. Alguém pode tropeçar e cair, poderíamos ter alguns bancos também nessas calçadas. Gostaria muito que o Poder Público tomasse algumas providências em relação ao Centro da cidade. Os comerciantes ficariam agradecidos” – finalizou.

Nossa reportagem entrou em contato com a Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos, que é responsável pelo serviço de varrição da cidade, e respondeu através da seguinte nota:

– A coleta do lixo no centro é feita todos os dias a partir das 15 horas, exceto aos domingos. No calçadão (no local especificado), os coletores passam costumeiramente após as 17 horas. Casos em que o lixo amanhece amontoado na via pública significa que foi colocado posteriormente a coleta do dia já ter sido efetuada.

– Conforme estabelecido pelo código de posturas do município a conservação do passeio (calçadas) e colocação de lixeiras adequadas em frente aos estabelecimentos é de responsabilidade dos proprietários ou locadores dos imóveis.

– Quanto ao horário de trabalho dos Garis, está definido das 07 às 16 horas.

– A SAE sugere que se houver algum problema tanto com a coleta ou o serviço de varrição, que seja comunicado diretamente com a superintendência pelo SAC email: contato@sae ourinhos.com.br ou telefone (14) 3326-2288.

A respeito das calçadas, entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, que nos esclareceu que a responsabilidade da manutenção do Calçadão é da própria Prefeitura, e qualquer problema estrutural nos limites do Calçadão são rotineiramente acompanhados pela administração. Porém, as calçadas da rua Antonio Carlos Mori, ou seja, a frente de cada estabelecimento comercial é de responsabilidade do proprietário.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.