quinta, 26 de dezembro de 2024

Comerciários receberam o certificado de conclusão do curso de noção básica de Libras

Publicado em 25 out 2019 - 15:31:53

           

Ourinhos já possui pessoas aptas para atendimento em Libras nos estabelecimentos comerciais

 

Juliana Neves

Na noite da última quinta-feira, 24, foi realizada a cerimônia para a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Noção Básica de Libras para os Comerciários. O evento foi na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ourinhos.

As aulas do curso iniciaram no mês de agosto e finalizaram em outubro. O objetivo foi ensinar uma nova linguagem para os trabalhadores para que as pessoas surdas tenham atendimento de qualidade nos estabelecimentos comerciais do município.

O autor deste projeto, que hoje é lei, é José Carlos Vieira dos Santos (Carlinhos da Lambo – PSC) que criou enquanto estava na Câmara Municipal. Atualmente, é secretário adjunto de desenvolvimento econômico, do trabalho e turismo. “Para o cumprimento desta lei, eu procurei pela parceria do Sindicato e foi aceito pelo Aparecido Bruzarosco, o presidente, e estamos desenvolvendo este trabalho. Os professores são graduados e capacitados para ministrarem as aulas. Desta maneira, totalizamos 323 estudantes de libras e mais de 200 estão aptos para receber o certificado reconhecido pelo sindicato e pela Associação dos Surdos de Ourinhos”, explica Carlinhos.

Carlinhos da Lambo, secretário adjunto de desenvolvimento econômico, trabalho e turismo.

AVANÇO – O ex-vereador acredita que esta entrega de certificado significa mais um avanço para Ourinhos na questão de inclusão, pois “em uma cidade como a nossa, se você tem 300 pessoas de noções básica é um avanço muito grande. Elas fazem parte de uma cidade que logo mais poderá ser reconhecida como a cidade da inclusão”, diz.

A cerimônia contou com a interpretação em Libras do Hino Nacional e do Hino de Ourinhos. Estavam presentes o secretário municipal, Frednês Corrêa Leite, Carlinhos da Lambo, Marilucia Feliciano, assistência social, a professora Clícia Prado, Rafael Reis da Associação dos Surdos de Ourinhos e Ari Tadeu de Souza, presidente da LAMBO – Liga das Associações de Moradores de Bairros de Ourinhos.

Mesa composta por autoridades ourinhenses.

PROFESSORES – Clícia Prado, professora e mentora do curso, disse que ministrar o curso foi uma experiência e aprendizagem muito boa, “porque falamos de acessibilidade e pudemos perceber que as pessoas têm vontade de aprender. E o conhecimento é o principal caminho para qualquer transformação, então, foi vantajoso e gratificante”, afirmou.

Professora Clícia Prado com a camiseta da simbologia da linguagem Libras.

A professora garantiu que os alunos eram empenhados e demonstraram vontade de participar desta cultura surda. São pessoas que querem colaborar para o cenário de inclusão e integração da sociedade.

O professor Rafael Reis, diretor da Associação dos Surdos de Ourinhos, que também é surdo, concedeu entrevista com um intérprete. “Nós do curso lidamos com a acessibilidade, pois todos os alunos trabalham em lojas e precisam entender e identificar limitações. Agora temos pessoas desenvolvendo a comunicação por meio desta linguagem em Ourinhos”, afirmou.

Rafael Reis, diretor da Associação dos Surdos de Ourinhos.

A partir de agora, Rafael acredita poder comemorar inúmeras conquistas, possui como pretensão motivar mais ainda as pessoas a fazerem o curso, promover a difusão da língua e realizar trabalhos voluntários. “Será um futuro brilhante, porque o curso de Libras existe para ajudar e Ourinhos está cada vez mais inclusivo”, explica o professor.

Entrega dos certificados.

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS – Em um discurso emocionado, Aparecido Bruzarosco, presidente do sindicato, afirmou que “é uma noite especial para nós, é muito prazeroso fazer esta parceria. Precisamos trabalhar e criar leis para as nossas pessoas com deficiência, de modo geral e estamos aqui com a inclusão e vamos continuar com essa parceria,” finaliza.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.