sábado, 15 de junho de 2024

Comércio abre nesta sexta e sábado em horário especial

Da redação

Os consumidores de Ourinhos e região terão mais tempo e comodidade para sair em busca do presente do paizão. Conforme o calendário da Associação Comercial e Empresarial, as lojas do comércio local estarão de portas abertas em horário especial nesta semana que antecede o Dia dos Pais. O atendimento na sexta-feira, dia 07, será das 9h às 22h, e no sábado, dia 08, das 9h às 17h.

Segundo pesquisa da Fecomércio, o setor de vestuário deve liderar as vendas.  As roupas são a preferência de 41% dos filhos entrevistados. Perfumes e cosméticos foram apontados por 13% dos ouvidos, seguido de calçados e acessórios, 9%.

A Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos projeta aumento de até 3% nas vendas para a data, em comparação ao ano passado. A dica para os estabelecimentos que desejam potencializar as vendas é investir em promoções alusivas à data, levando em conta a instabilidade econômica, ou seja, vale a pena facilitar o pagamento e repensar na margem de lucro dos produtos visando proporcionar ao consumidor bons atrativos para compra.

Cartilha ajuda comerciantes a vender mais – Para auxiliar no aumento das vendas em uma das mais importantes datas para o comércio varejista, o Sebrae-SP lançou a cartilha “Venda Melhor – Dia dos Pais”. 

Com orientações didáticas e bastante detalhadas, a cartilha traz orientações para o empreendedor com as melhores soluções para preparar a fachada da loja, confeccionar a vitrine, compor cores, além de variados kits para cada tipo de pai, e valiosas dicas para vender mais e melhor – inclusive no ambiente virtual. 

Para auxiliar o lojista a alcançar bons resultados, a cartilha concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados como: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de fornecedores; equilibrar o estoque para não perder oportunidades de venda ou ficar com produtos encalhados, fazer um mix de produto e serviços, fazer promoções e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.

 A cartilha desenvolvida pelos especialistas do Sebrae-SP ainda lembra da importância de se investir no aperfeiçoamento do pessoal de atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos. Normalmente, em datas especiais, quem compra não é quem usa. Diante disso, é necessário que o vendedor tenha argumentos de vendas diferentes e saiba dar explicações detalhadas quanto à forma de uso dos produtos.

 Já com relação ao ponto de venda, a cartilha orienta o empresário para checar se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões de crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Outra sugestão é a criação do dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para vender mais e cadastrar novos clientes. 

O material está disponível em http://sebr.ae/SP/vm_dpais2015 e para ter acesso ao conteúdo é preciso se cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirar a versão impressa

Passos para vender mais e melhor

– Abordagem ao cliente: A parte crítica da venda são os primeiros 30 segundos. O vendedor deve seguir três passos: O primeiro é se apresentar ao cliente e cumprimenta-lo pelo nome. O segundo é deixar o possível comprador à vontade e o terceiro é estar atento caso seja chamado para auxiliar na compra.

– Apresentar e demonstrar o produto: Neste ponto da venda, o importante é fazer o cliente participar da apresentação. Faça-o pegar o produto, manuseá-lo e experimentá-lo. É fundamental ir conquistando pequenas concordâncias do cliente. No final, com tantas concordâncias, ficará difícil para o cliente fugir do tão esperado sim.

– Preço e valor: Os clientes buscam o menor preço, no entanto o vendedor nunca deve falar de valores no início da conversa. Antes de tudo é preciso apresentar os benefícios do produto.

– Fechar uma venda: Algumas perguntas como: “Quando eu vou receber a mercadoria?” ou “Quando devo pagar?” são formas de compromissos. Quando isto acontecer, o vendedor deve fechar a venda rapidamente.

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