sexta, 06 de dezembro de 2024
Publicado em 26 abr 2016 - 03:06:40
Na segunda matéria da coluna Absolutamente Feminina, trazemos a tona um assunto que todas nós mulheres temos que conviver diariamente e que muitas vezes deixamos pra lá, fingindo que não estamos vendo.
Como vai a organização do seu guarda roupas?! Está arrumado? Cabe tudo? Tudo tem o seu lugar certo? Realmente preciso de tudo que tenho?
Embora os dias estejam pra lá de quentes, uma coisa não podemos negar, é Outono e a nova estação mesmo ainda não estando nas ruas, já se encontram nas vitrines.
Segundo o site ClimaTempo (www.climatempo.com.br), as frentes frias chegam para o final do feriado prolongado, em torno do dia 23 ou 24/04, portanto você pode estar lendo essa matéria embaixo das cobertas.
Sabendo disso, que tal usar o final de semana para organizar o seu guarda roupas?
Pode não ser uma ideia tão atrativa quando não se tem o hábito, mas faça isso uma vez e se sentirá melhor, pode ter certeza! A satisfação de ver tudo em ordem e feito por você é extremamente gratificante e energizante.
Gostando ou não de arrumar a casa e seus armários, pesquisas mostram que um ambiente em ordem trás benefícios à saúde. Também há o fato de que um lugar arrumado se torna muito mais fácil de manter limpo.
Então você deve estar se perguntando: Por onde começo?
Regra de Ouro: Comece descartando coisas que não representam ou não sejam mais úteis para você. Uma dica é, olhe para o objeto e se pergunte: Isso me faz feliz? Um passo a passo simples seria:
– Comece tirando peça por peça, revisando e separando em três pilhas: guardar, doar ou reformar.
– Já com todas as peças fora do guarda roupas, faça uma boa limpeza no interior e portas.
– Tenha em mente como gostaria que tudo ficasse após a finalização.
– Faça a organização por setores: roupas, calçados, acessórios. Essa divisão evita perder o foco.
– Quanto mais à vista melhor! Senão aquela última camiseta da gaveta raramente será usada.
– Divida as peças por verão, inverno e as que podem ser usadas nas duas estações. As peças que não são da estação devem ser colocadas nas partes menos acessíveis do guarda roupas, como as gavetas de baixo, enquanto as da estação devem ficar mais à mão.
Não existe fórmula mágica para a arrumação, cada um desenvolve o seu, do jeito que mais lhe agrada e que tal tarefa se torne o menos árdua possível.
Por fim, não pense que você terá que ficar arrumando tudo a toda hora.
O que queremos mostrar é que uma organização planejada fará com que as coisas se mantenham arrumadas por mais tempo, em outras palavras, você só fará as manutenções para que o estágio inicial não volte mais. O ideal seria uma limpeza mensal e uma boa reorganização a cada troca de estação, já planejando o que será mais utilizado, o que precisa tomar um sol ou ser lavado.
Truques para guarda roupas pequenos:
– Amarre seus cachecóis em cabides;
– Enrole as peças que não amassam para economizar espaço nas gavetas e deixar tudo à mostra. Ex.: calça jeans e tricôs;
– Mantenha suas botas em posição vertical com o uso de macarrão de piscina;
– Coloque as peças do mesmo jogo de lençol dobradas dentro de uma das fronhas ou na embalagem original;
– Utilize divisórias para gavetas de lingerie e meias;
– Use formas de gelo como organizador de bijouterias.
Quer se aprofundar mais no assunto? Uma sugestão de leitura sobre o assunto é o livro “Marie Kondo – a mágica da arrumação”. Gostou do texto?
Ele foi uma colaboração de duas amigas Priscila Verri (Consultora de Moda na loja Tapri) e Luana Bernardo (amante de decoração e aspirante a Personal Organizer) para a Coluna Absolutamente Feminina do Jornal Negocião.
Mais dicas sobre o assunto no facebook: www.facebook.com/lojatapri
Tapri – Rua Cardoso Ribeiro, 334 – Centro – Ourinhos – www.tapri.com.br
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.