sábado, 05 de julho de 2025

Como se constrói uma cidade II?

Publicado em 29 abr 2018 - 06:47:38

           

Gustavo Gomes

Na semana passada, escrevi sobre o futuro shopping center da cidade e fui criticado por apresentar uma visão pessimista. Não sou pessimista. Justamente quis provocar a discussão. Creio que a cidade só cresce se houver um espaço aberto para discussão e desenvolvimento de ideias.

Na mesma semana, estive na reunião chamada “Audiência Pública”, onde a Prefeitura apresentou aos interessados as mudanças propostas na Revisão do Plano Diretor. Fiquei muito feliz. Apesar de haver um clima áspero entre as últimas administrações e o governo atual, no campo do urbanismo, esta inimizade não existe.

Pelo contrário. Senti muito respeito ao trabalho que havíamos elaborado de 2016 a 2016. Nos últimos anos da administração Belkis, várias reuniões foram realizadas, abrindo espaço para a população apresentar suas dúvidas e opiniões.

O atual Diretor de Urbanismo, Engenheiro Matheus Castro, juntamente com o servidor de carreira mais envolvido com o tema, Luis Janosi, não só respeitaram o material deixado, como fizeram sugestões muito coerentes para atender às demandas atuais da cidade.

Será um Plano Diretor arrojado, avançado e corajoso.

Baseado na experiência que o curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Ourinhos tem, coordenei uma equipe para discutir e propor sugestões para o Projeto do Governo. Mais uma vez, senti muito respeito por parte do Governo. Muitas propostas foram assimiladas.

Uma das propostas, que já estava em estudos pelo Diretor de Urbanismo, é a ampliação do Conselho Municipal da Cidade, aumentando o número de participantes e deixando a participação da Sociedade Civil ainda mais abrangente. Estou muito empolgado.

Parabéns à equipe. Parabéns aos mais de 60 munícipes que estiveram presentes na Audiência Pública e deram legitimidade ao evento. Geralmente, estes eventos não somam mais de 5 pessoas, mas sempre há uma enormidade de críticos.

Parabéns, Ourinhos. Rumo aos próximos 100 anos!

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.