quarta, 20 de novembro de 2024

COMTUR de Ourinhos fomenta união dos 15 municípios que pertencem à região do ‘Angra Doce’

Publicado em 19 nov 2024 - 13:44:01

           

Objetivo é estreitar laços e debater futuras ações sobre o Geoturismo

 

Assessoria de Comunicação

 

Uma reunião do Conselho Municipal de Ourinhos (COMTUR) aconteceu na última quarta-feira (13/11), na sede da Faculdade Estácio de Sá. A presidente do COMTUR, Patrícia Rossito, agradeceu a parceria com a instituição de ensino e destacou a importância das reuniões serem itinerantes, possibilitando que os conselheiros conheçam diferentes espaços da cidade.

Patrícia Paiva, consultora da Estácio de Sá apresentou a unidade, os cursos oferecidos pela instituição nas mais diversas modalidades e falou da parceria com a Prefeitura com projetos gratuitos como Fisioterapia, Assessoria Jurídica, entre outros para beneficiar a comunidade ourinhense.

 

 

TRABALHO INÉDITO – A professora e geóloga Doutora Marcilene dos Santos, conselheira do COMTUR e representante da Unesp, Campus de Ourinhos, apresentou um trabalho inédito desenvolvido pela universidade: o inventário da Geodiversidade da Área de Especial Interesse Turístico “Angra Doce”. Este projeto científico irá inventariar os 15 municípios que compõem o Angra Doce”, incluindo nossa cidade.

 

GEODIVERSIDADE – O projeto teve início em Ribeirão Claro (PR) e tem revelado descobertas científicas valiosas das Eras Mesozoica e Cenozoica, ligados a marcos importantes da história do planeta como, por exemplo, pegadas de diversas espécies de dinossauros, pistas do mais antigo mamífero de cerca de 140 milhões e trilhas fósseis de invertebrados.

Essas descobertas ajudam a entender sobre as condições ambientais e os hábitos da fauna no paleodeserto Botucatu, um dos maiores desertos da história da Terra quando os territórios atuais do Brasil e África estavam ainda unidos, junto com a Índia, Antártica e Austrália, formando o megacontinente Gondwana.

Também estão sendo inventariados os geosítios ligados ao vulcanismo de uma das maiores manifestações vulcânicas do Planeta, a Grande Província Ígnea Paraná-Etendeka ativa entre cerca de 139 e 132 milhões de anos atrás.

 

OBJETIVO – O objetivo do inventário, que passa a ter colaboração de pesquisadores do IG – Unicamp e da UENP – Jacarezinho, é desenvolver projetos para potencializar o Geoturismo na região Angra Doce, como destacou a profª. Drª. Marcilene. “Diante deste valioso patrimônio geológico e paleontológico, a Unesp tem a missão de contribuir para a preservação desse legado, promovendo o potencial dessa região com o Geoturismo e a Geoeducação, sem que o turismo se torne predatório”, disse.

 

OURINHOS POLO REGIONAL – Ela enfatizou que Ourinhos, por ser um polo regional com infraestrutura hoteleira, gastronômica e serviços emergenciais, terá um papel crucial no impulso do Geoturismo, um segmento do turismo que cresce a uma taxa anual 6,2% e que deve gerar, mundialmente, cerca de 1 trilhão de dólares em 2028. “Precisamos da união dos 15 municípios para explorar o enorme potencial do Geoturismo, um turismo ainda pouco divulgado no Brasil, mas que está ganhando cada vez mais destaque por oferecer experiências únicas e personalizadas aos turistas, que movimentará a economia e contribuirá para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, concluiu.

 

APROXIMAÇÃO ENTRE COMTURs – Com o intuito de fortalecer os laços entre as cidades que pertencem ao Projeto Angra Doce, a professora Marcilene convidou os conselheiros do COMTUR de Ribeirão Claro (PR), Willian Pagani Amorim e Cláudia Rafaelli, para participarem da reunião em Ourinhos.

A presidente do COMTUR, Patrícia Rossito agradeceu a presença dos conselheiros do Paraná e destacou a importância dessa colaboração mútua para o desenvolvimento do Geoturismo na região. Além disso, propôs estudo para ser viabilizado um Fórum de Turismo em 2025.

 

FESTA NA MESA – A presidente do COMTUR também atualizou os conselheiros sobre o andamento do 5º festival Festa na Mesa. Ela informou sobre a realização de workshop sobre hospitalidade, pelo SEBRAE, destinado às equipes dos restaurantes participantes do evento gastronômico.

Patrícia também mencionou a intensificação da divulgação do festival, que está acontecendo em Ourinhos desde o dia 16 de novembro e irá até dia 30, e convidou todos a prestigiarem esta importante iniciativa.

 

Conselheiros do COMTUR e convidados na última reunião na Faculdade Estácio de Sá

 

Patrícia Rossito, presidente do COMTUR Ourinhos, durante pronunciamento

Professora e Doutora Marcilene dos Santos, durante explanação sobre a Geodiversidade de nossa região

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.