sábado, 13 de abril de 2024

Confira dicas ‘infalíveis’ para atingir a nota máxima na prova

A professora Tanay Gonçalves, da Plataforma Professor Ferretto, lista macetes de redação que os alunos não podem deixar de conhecer antes de realizar a prova

 

Luisa Vieira

 

A prova de redação no Enem é muito mais do que uma simples tarefa de escrita, ela desempenha um papel crucial na pontuação dos estudantes que estão prestando o exame mais aguardado do ano. É por isso que a preparação adequada para a redação é essencial para qualquer candidato.

A Redação geralmente aborda temas sociais relevantes e contemporâneos, estimulando os candidatos a refletirem sobre questões importantes que afetam a sociedade. “A redação representa uma grande parte da nota total do Enem, correspondendo a 20% do valor. Isso significa que o desempenho nessa prova pode ter um impacto significativo na pontuação final”, comenta Tanay Gonçalves, professora da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online focado na preparação para o Enem, com 70 mil alunos de todo o Brasil.

Na construção da redação não basta ter somente o domínio dos temas solicitados, mas também de outros fatores. “Para desenvolver uma redação bem construída e ter uma boa nota, é preciso não apenas compreender o tema, mas também ter boa escrita e estrutura”, resume a docente.

Pensando nisso, Tanay listou 4 dicas essenciais para ajudar os estudantes:

 

LEIA E COMPREENDA A PROPOSTA – A proposta de redação estabelece o tema e os parâmetros específicos que o candidato deve seguir. Entender bem essa primeira parte é um passo essencial para garantir que a redação siga o caminho certo e aborde adequadamente o tema proposto, ajudando a selecionar as evidências, exemplos e dados apropriados para sustentar os argumentos.

“Uma redação que atende integralmente aos requisitos têm maior probabilidade de receber uma pontuação mais alta. Os avaliadores consideram a aderência à proposta ao avaliar o desempenho dos candidatos”, explica a professora.

 

ESTRUTURE O TEXTO ADEQUADAMENTE – Siga uma estrutura clara para sua redação, como a dissertação-argumentativa, que inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso ajuda a organizar as ideias de maneira lógica, proporcionando clareza ao seu texto e facilitando a compreensão do leitor.

“As avaliações com boa estrutura costumam receber pontuações mais altas. Isso ocorre porque uma estrutura adequada demonstra habilidades de organização e comunicação, que são valorizadas no exame”, complementa Tanay.

 

CUIDADO COM A ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA – A ortografia e gramática corretas facilitam a comunicação eficaz. Com isso, o texto será mais compreensível e agradável de ler para o avaliador, o que pode favorecer a pontuação. Demonstrar habilidade na língua portuguesa é uma competência valorizada em muitos contextos acadêmicos e profissionais.

“Quando a redação está livre de erros, os avaliadores podem se concentrar no conteúdo do texto e na qualidade dos seus argumentos, em vez de se distraírem com problemas de linguagem”, acrescenta a docente.

 

FAÇA UM RASCUNHO, REVISE E EDITE – O rascunho ajuda a criar um esqueleto inicial do texto, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento posterior. Durante a revisão, o candidato pode identificar áreas em que a lógica do argumento pode ser reforçada, onde precisa adicionar exemplos, dados ou evidências, e onde é necessário ajustar a estrutura do texto para torná-lo mais eficaz. A edição é o estágio final, em que é preciso repassar os detalhes – como ortografia, gramática, pontuação e estilo.

“Esse passo a passo é importante para garantir que a redação seja bem estruturada, argumentativa, clara, coesa e livre de erros. Isso não apenas ajuda a comunicar as ideias de maneira eficaz, mas também impressiona os avaliadores do Enem. Uma redação bem revisada e editada tem uma probabilidade muito maior de receber uma pontuação mais alta e causar uma impressão positiva”, finaliza Tanay.

 

SOBRE A PLATAFORMA PROFESSOR FERRETTO – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, os quais se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas on-line. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma sem saírem de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e a um total de 12 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.