segunda, 18 de agosto de 2025
Publicado em 18 jan 2025 - 09:13:56
O orelhão passou por reformas recentemente e está novinho em folha
Fernando Lima
Há quem diga que não há como ser ourinhense e não conhecer o orelhão da Oncinha. Este verdadeiro ícone da cidade, que fica na avenida Jacinto Ferreira de Sá, em frente à fábrica de bebidas Oncinha, foi restaurado e ao longo de décadas atrai pessoas para fazer fotos ao seu lado.
INSTALAÇÃO – Instalado na década de 1980, a ideia de colocar o orelhão foi de Nildo Ferrari, que era diretor da empresa na época. Inicialmente, ele foi idealizado para fortalecer a marca da empresa, mas, com o passar do tempo, acabou se tornando ponto de referência para os moradores e turistas, que param para tirar fotos e guardar de recordação.
Fernando Ferrari, atual diretor proprietário da Oncinha, falou com a reportagem do EN DIA e contou um pouco mais sobre este ícone ourinhense. Segundo ele, demorou cerca de um ano para a instalação do orelhão. “Foi necessário autorização da antiga TELESP para a instalação”, contou.
REFORMAS – Ao longo do tempo, o orelhão precisou de reformas, e uma delas foi feita no fim de 2024.
A peça, feita em fibra de vidro, havia passado por uma reforma há 15 anos, para restaurar as ações causadas pelo tempo. E tamanho foi o susto do ourinhense quando, no início do mês de novembro do ano passado, viram o orelhão sendo retirado.
Postagens nas redes sociais questionavam se seria o fim do ícone, mas o empresário Fernando Ferrari esclareceu que se tratava apenas de mais uma reforma. “Tivemos a necessidade de restaurá-lo novamente pelas mãos do nosso amigo e artista Sidnelson que, com seu talento, fez um trabalho espetacular. Após sua obra terminada, trouxemos a onça ao seu habitat de direito”.
E essa volta ao seu habitat foi em 18 de dezembro de 2024, quando foi reinstalado, novinho em folha e agora com uma novidade, com um telefone público que faz chamadas de graça.
NOSTALGIA – Sr. Adair Machado, aposentado e morador de Ourinhos há 27 anos, disse que se lembra muito bem quando mudou para a cidade e viu o orelhão da Oncinha pela primeira vez. “Corremos pegar a câmera pra tirar foto, com a família toda. Antes a gente só via essas coisas nas capitais do nordeste, não tinha pra cá”.
Informalmente um patrimônio da cidade, o empresário Fernando Ferrari fala sobre a importância deste símbolo para ele, para sua empresa e para a cidade.
“Para mim falar desse símbolo remete a história da Oncinha, uma empresa genuinamente Ourinhense que está localizada no mesmo endereço a mais de 107 anos, ou seja, mais antiga que a cidade. Esse ícone faz parte dessa história, da nossa cidade, da minha vida e é um patrimônio de nossa cidade”.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.