quinta, 10 de julho de 2025
Publicado em 11 maio 2019 - 12:07:50
Rose Pimentel Mader
A ortoptista Solange Fecarotta, membro do corpo clínico do Centro Oftalmológico Paulista de Especialidades (COPE), foi a palestrante convidada para a abertura do Fórum da Frente Parlamentar da Vida e da Família sobre o tema “Síndrome de Irlen”, realizada dia 3 de maio, na Câmara Municipal. A iniciativa do vereador Caio Lima e familiares de alunos com Síndrome de Irlen, atraiu grande público à Casa Legislativa, em especial, pais, educadores e profissionais de saúde.
A Síndrome de Irlen é uma disfunção do processamento visual que apresenta como principais sintomas: sensibilidade à luz, cansaço aos esforços visuais prolongados, dores de cabeça, lacrimejamento, coceira nos olhos, dificuldades na leitura com distorções na visão em volta da palavra que está sendo lida.
O exame oftalmológico tradicional não detecta essa alteração porque a visão central é normal. O teste é feito sob stress visual e as distorções são amenizadas com overlay, lâmina de acetato colorido que se coloca sobre o texto de folha branca e impressa em preto. Os overlays são usados na leitura e óculos com lentes com filtro podem ser indicados nos casos em que a visão espacial está comprometida como dificuldade em ler a lousa, visão em profundidade alterada e até dirigir veículos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.