sábado, 19 de abril de 2025
Publicado em 19 abr 2025 - 08:55:24
CPFL Piratininga e CPFL Paulista também se destacam entre as maiores distribuidoras do país
Assessoria de Comunicação
As distribuidoras de São Paulo da CPFL Energia conquistaram posições de destaque no ranking DGC de qualidade do fornecimento de energia elétrica divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A CPFL Santa Cruz foi a primeira colocada entre as concessionárias com mais de 400 mil clientes nesse ranking, mantendo a liderança pelo terceiro ano consecutivo.
Isso significa que, em relação aos limites regulatórios, a CPFL Santa Cruz teve a melhor relação de indicadores operacionais (DEC e FEC) do setor, o que reflete um desempenho com quedas de energia e velocidade de restabelecimento melhor do que qualquer outra grande distribuidora do país. A empresa alcançou um índice de desempenho de 0,58 o melhor entre todas as concessionárias do seu porte.
A CPFL Piratininga também teve resultado expressivo quando comparadas as durações das quedas de energia, registrando a menor média de tempo sem energia entre as grandes distribuidoras do país: apenas 4,39 horas no ano. Na sequência, aparecem a CPFL Paulista (4,78 horas) e a própria CPFL Santa Cruz (4,84 horas). A CPFL Paulista ainda subiu sete posições no ranking DGC em relação ao ano anterior, reforçando a evolução na qualidade do serviço.
O ranking da Aneel é baseado em dois indicadores: o DEC, que mede o tempo médio que os consumidores ficam sem energia ao longo do ano, e o FEC, que avalia a frequência das interrupções, comparados aos limites regulatórios estabelecidos pela agência. A combinação desses dados compõe o DGC (Desempenho Global de Continuidade), índice que compara a qualidade do fornecimento entre as distribuidoras do país.
Segundo Luis Henrique Ferreira Pinto, vice-presidente de Operações Reguladas da CPFL Energia, os bons resultados refletem os investimentos da companhia em redes mais modernas e tecnologias que permitem identificar e corrigir problemas com mais agilidade. “Nosso compromisso é garantir um fornecimento de energia cada vez mais seguro e confiável para nossos clientes. A conquista desses resultados é fruto de um planejamento estratégico focado na ampliação da automação da rede, na digitalização dos serviços e na atuação preventiva das equipes em campo”, afirma o executivo.
O desempenho das empresas está diretamente ligado a um ciclo contínuo de investimentos robustos voltados à modernização da rede elétrica e à melhoria dos serviços. Somente em 2024, a companhia destinou cerca de R$ 4,5 bilhões ao segmento de distribuição. Os recursos foram aplicados em obras de ampliação, manutenção, automação e reforço do sistema elétrico, acompanhando o crescimento do mercado e fortalecendo a infraestrutura de atendimento. Para o período entre 2025 e 2029, o Grupo CPFL prevê investir R$ 24,7 bilhões em suas distribuidoras.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.