domingo, 31 de agosto de 2025
Publicado em 20 nov 2023 - 10:44:30
O menino chegou a receber o soro anticrotálico, que combate o veneno da cobra, mas não resistiu
Da redação
Uma criança de 2 anos e dois meses faleceu no domingo, 19/11, no Hospital Regional de Presidente Prudente, após ser picado por uma cobra cascavel. Gael Henry Jesus Ribeiro, filho do casal José e Cristina, residentes no Conjunto Habitacional Prefeito Derocy Alves Valença de Panorama, foi ferido no sábado, 18, em um acampamento do Córrego dos Macacos, onde a família teria ido pescar.
Segundo a Polícia Civil, por volta das 18h30 do sábado, o menino estava em companhia de um dos irmãos, quando foi atacado na panturrilha pela cobra. No mesmo instante, o pai matou a serpente e a levou, junto com a criança, para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), para ser socorrido, e para que os profissionais identificassem a espécie e ministrassem a medicação específica, no entanto, por haver um guizo na ponta do rabo do animal, ele já imaginou se tratar de uma cascavel.
A vítima deu entrada na unidade de saúde por volta das 19h, onde foi atendida e o médico ministrou um soro para hidratação e antibióticos na criança, passando ainda por vários exames.
Na manhã do domingo, 19/11, por volta das 7h40, Gael recebeu o soro anticrotálico (indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de cascavel).
Em seguida, ele foi transferido para o HR de Presidente Prudente, onde deu entrada às 11h58, porém, como estava “bastante debilitado”, não resistiu e morreu às 13h02, conforme a polícia.
Segundo o portal Panorama Notícia, a família reclama da demora da transferência do menino – mais de 14 horas após dar entrada na unidade de socorro.
O Panorama portal contactou a Secretária de Saúde de Panorama, Srª Vanessa Steluti, que informou que todas as medicações necessárias foram feitas em Panorama, inclusive o médico que estava à frente do caso, que ligou no Butantã e seguiu todas as orientações para o caso.
A secretária disse ainda que Gael foi transferido estável e a médica que acompanhou a transferência informou que ele chegou bem lá no hospital em Prudente. Sobre a demora na transferência, a secretária disse que o paciente foi transferido assim que saiu a vaga.
Gael está sendo velado no Velório Municipal de Panorama/SP e seu sepultamento ocorrerá às 16h no cemitério daquela cidade.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.