terça, 18 de junho de 2024

CSA Objetivo esteve presente no Congresso Educar

Rose Pimentel Mader

A diretora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santo Antônio Objetivo Clarice da Silva Coneglian participou, como convidada vip, do Congresso Educar 2015, realizado em São Paulo, no Expo Center Imigrantes, no período de 20 a 23 de maio. Clarice foi acompanhada pela psicóloga escolar Kathiane Hernandes Nigro. A diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I Maria Luiza de Sousa Pinha foi representada no evento pela psicóloga escolar Daniele Cabral.

O Congresso Educar que este ano teve como tema “A Escola dos Nossos Sonhos – horizontes possíveis, desafios imediatos” ocupa um lugar de vanguarda no calendário de eventos nacionais sendo reconhecido como um dos principais pontos de encontro de educadores, empresários e distribuidores de produtos e serviços ligados à educação do Brasil e da América Latina.

Considerado evento de nível internacional, reunindo congressistas, palestrantes e expositores de vários países, o Educar propicia a ampliação e o compartilhamento de conhecimentos, recursos e práticas nas áreas de ensino aprendizagem e de gestão educacional, contribuindo para acelerar a construção da educação de qualidade para todos no Brasil.

Para a diretora Clarice que participa do Congresso há mais de 20 anos, “o Educar ofereceu a oportunidade de um questionamento intenso, em nível mundial, sobre qual seria a escola dos sonhos e o que permeia o caminho para atingir esta meta. É um encontro valioso e muito produtivo para os profissionais da educação. Os palestrantes, através das mais diversas apresentações, destacaram os caminhos, fatores e ações que podem ajudar a construir a escola dos sonhos. Também ficou clara a preocupação de todos com a comunicação, a competência e o relacionamento interpessoal”, afirmou Clarice.

Para a psicóloga Kathiane Hernandes Nigro o Congresso evidenciou a importância do profissional da educação desenvolver as habilidades sociais, emocionais e interpessoais para trabalhar com os alunos.

Entre as principais palestras que Clarice participou destacam-se “Liderança, Carisma e Habilidade para Uma Escola de Qualidade e Mais Humana”, ministrada por Fabio Santoro, Douglas Menslin, Maurício Góis e Alexandre Gobbo, coordenação Alexandre Ventura; “Competências Socioemocionais na Educação: Integração Entre Sentir e Aprender”, com Eduardo Shinyashiki; “A Inteligência Sócio Emocional na Melhoria Profissional, no Ensino e na Aprendizagem”, com Augusto Cury; “Como Funciona o Cérebro no Processo da Leitura e Escrita: O Papel da Consciência Fonológica na Alfabetização”, com Jaime Zorzi; “Gestão Escolar de Qualidade: Uma Contribuição para a Aprendizagem dos Alunos”, com Tobias Ribeiro, Artur Costa Filho, Marino Menossi e Tania Queiroz, coordenação de Renato Casagrande.

A psicóloga escolar Daniele Cabral que faz parte da equipe multidisciplinar da Educação Infantil e Ensino Fundamental I observou que “na educação é imprescindível a constante atualização, deste modo, participar de eventos como o Educar é uma ótima oportunidade para enriquecer meu trabalho no desenvolvimento integral do aluno, a fim de que novos horizontes se abram”.

Segundo Daniele, “as palestras propiciaram diversas reflexões sobre comportamento, relações, dificuldades de aprendizagem, despertar potencialidades, habilidades e competências, que com certeza contribuirão na minha prática com professores, pais e alunos”. Entre as palestras que participou destacam-se: “Projetos Inovadores na Educação da Infância: A escola como espaço em que cada criança possa pensar os seus sonhos e realizar aquilo que lhe é possível e no ritmo que lhe é possível”, com Emilia Cipriano; “Avaliação e Intervenção Neuropsicológica e Psicopedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem. Qual o melhor caminho a seguir?”, com Egidio Romanelli, Rosita Edler Carvalho, Rubens Wajnsztejn, Nadia Bossa e Jaime Zorzi; “Emoção, Motivação e Linguagem: Saber expressar para aprender”, com Tom Coelho; “O direito a promoção e a oportunidades de aprendizagens significativas e emancipadoras nas escolas com tempo integral”, com Celso Antunes e “Neurociência e a complexidade cerebral na sala de aula: Despertando potencialidades e inteligências”, com Telma Pantano, Elvira Souza Lima e Carla Tieppo.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.