quinta, 02 de janeiro de 2025
Publicado em 08 abr 2016 - 11:49:49
Rose Pimentel Mader
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santo Antônio Objetivo participaram nos dias 17 e 19 de março, da prova do Canguru Matemático, organizada pelas coordenadoras pedagógicas Ana Paula Padlas Motta, do Ensino Fundamental I e Gracielli Moia Tobias, do Ensino Fundamental II e pelos professores de Matemática envolvidos nas aulas preparatórias: Camila Andrade Depizol, Claudia Luciane Gazzola Smarito, Daniela de Souza Rocha, Luciana Borsato Tostes, Érica Oshima Morimoto, Kátia Cristina Baccili Castilho da Silva, Sandra Faber Passarelli Vieira (Ensino Fundamental I); Aline Sabino Nogueira, Eduardo Martins Ramos Filho e Simone de Fátima Freitas (Ensino Fundamental II), responsáveis pela aplicação da prova.
A prova foi acompanhada pelas diretoras Maria Luiza de Sousa Pinha (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e Clarice da Silva Coneglian (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).
Segundo as coordenadoras Ana Paula e Gracielli, os alunos do Colégio sempre participam dessa prova e, também, de outras olimpíadas de conhecimentos entre as quais de Astronomia, Física e História. “O CSA Objetivo através da direção, coordenação e professores incentivam e apóiam a participação de seus alunos nestas competições. O objetivo maior é a motivação aos estudos, a consolidação dos conhecimentos e a oportunidade de conhecer e vivenciar novos desafios, importantes para o desenvolvimento dos alunos”, afirmaram.
O que é o Canguru de Matemática? – A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes (neste ano, mais de seis milhões) em todo o mundo faz parte de um importante evento internacional de Matemática, uma competição chamada Canguru de Matemática.
O Canguru de Matemática é uma espécie de jogo. Estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias etárias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha relativamente fáceis em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). O concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.
Embora, infelizmente, o pensamento comum seja de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas, o número de participantes do Canguru de Matemática prova que as coisas não têm que ser desta maneira. Com mais de seis milhões de competidores em 2016 e com uma proporção considerável da população estudantil resolvendo os problemas (por exemplo, na Eslovênia, mais de três quartos dos estudantes entre 7 e 10 anos), o concurso Canguru ajuda a diminuir o preconceito em relação à Matemática.
Semana da Água – No mesmo dia, foi realizada no auditório do CSA Objetivo, a abertura da Semana da Água com palestras alusivas ao tema e brincadeiras. Os palestrantes foram os professores Carlos Antonio Paiva, de História e Filosofia, e Tamires Moscardi da Silva, de Geografia.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.