sexta, 21 de novembro de 2025
Publicado em 17 ago 2024 - 09:18:04
O exame é promovido pela Fundação Getúlio Vargas
Rose Pimentel Mader
Os graduandos do sétimo termo do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO) participaram da última edição do Exame de Suficiência, realizado no dia 30 de junho, e apresentaram ótimos resultados. Dos 15 alunos que participaram do exame, 13 foram aprovados, obtendo um percentual de aprovação de mais de 85%.
Para atuar como contador, o Conselho Federal de Contabilidade exige do bacharel em Ciências Contábeis a aprovação no Exame de Suficiência, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Alunos do 7º termo de Contábeis aprovados no Exame de Suficiência
Após a aprovação no Exame de Suficiência, o bacharel tem o prazo de dois anos para requerer o registro no Conselho Regional do Estado onde deseja atuar. Esse prazo permite que mesmo não tendo concluído a graduação o estudante do curso possa realizar a prova.
De acordo com o coordenador do Curso, professor Roberto Ronqui, o excelente resultado é uma soma de um corpo docente altamente qualificado e o comprometimento dos estudantes ao longo do curso. “Temos professores com quase 30 anos de experiência na carreira docente que se tornaram pilares na formação profissional e novos professores que unem o conhecimento teórico com as ferramentas tecnológicas utilizadas pela profissão, o que mantém nossos alunos engajados e participativos no processo de aprendizagem”, salienta o professor.

Professor mestre Roberto Ronqui, coordenador do Curso
O curso de Ciências Contábeis da UNIFIO se destaca no cenário nacional ao longo dos anos. Na última edição do Exame de Suficiência de 2023, a aprovação também ficou em torno de 85% , enquanto a média nacional foi de 13%, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade.
O Curso passou por avaliação do MEC (Ministério da Educação) em 2022, ano no qual os alunos realizaram a prova Enade, obtendo conceito 4, o que colocou a graduação entre as 12% melhores do Estado de SP e entre as 15% melhores do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Educação.
O coordenador também destaca o reconhecimento pelas empresas que contratam os estudantes da UNIFIO, seja para estágio ou trabalho efetivo. “Em recentes visitas aos escritórios de contabilidade e empresas que contratam nossos alunos obtivemos bons feedbacks sobre as funções desempenhadas pelos nossos estudantes. Muitos deles entram como estagiários logo no primeiro termo e depois de alguns meses já são efetivados”, finalizou Ronqui.
Imagens: UNIFIO.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.