sexta, 05 de setembro de 2025

Datena e Marçal: debate, ofensas, cadeirada e memes, muitos memes

Publicado em 25 set 2024 - 09:07:06

           

Após cadeirada em debate na Tv Cultura, os memes tomaram conta da internet

 

Fernando Lima

Um dos assuntos mais comentados da semana no Brasil foi a “cadeirada” ocorrida no debate da Tv Cultura no domingo, dia 15 de setembro. José Luiz Datena, candidato pelo PSDB agrediu Pablo Marçal, candidato pelo PRTB, com uma cadeira durante um debate à Prefeitura de São Paulo. O encontro foi temporariamente interrompido após o incidente.

Momento em que o candidato Datena atinge o também candidato Pablo Marçal com uma cadeira

Marçal foi levado para o Hospital Sírio-Libanês, onde ficou internado durante a madrugada e teve alta na segunda-feira (16).

A agressão aconteceu depois que Pablo Marçal fez uma pergunta para Datena. O candidato do PRTB perguntou ao apresentador quando ele pararia com a “palhaçada” e desistiria da candidatura. Antes, ele havia citado uma denúncia de assédio sexual contra Datena.

Câmeras de segurança do estúdio da Tv Cultura registraram o momento da agressão

“A gente quer saber que horas você vai parar. Já abandonou entrevista chorando. Você, que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali, que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?”, disse Marçal.

Já Datena disse que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. O candidato chamou Marçal de “bandidinho”.

“A acusação que você fez sobre mim eu já, repito, não foi investigada porque não havia provas. Foi arquivada pelo Ministério Público”, disse. “O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei.”

Na réplica, Marçal chamou Datena de “arregão” e que ele queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.

“Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber. Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem,” disse Marçal.

Depois disso, Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeirada. O programa foi interrompido no mesmo momento.

Vídeos do debate e também dos bastidores circularam pela internet mostrando as ofensas proferidas por ambos os candidatos, e também o momento da agressão.

O acontecimento, que protagonizou um dos momentos mais vergonhosos da política brasileira, teve muita repercussão e acabou se transformando em centenas de memes e “trends” nas redes sociais.  

Os memes, que são imagens estáticas, vídeos e textos que compartilham ideias, críticas, piadas etc. Nos vídeos e imagens estáticas, não há necessariamente uma necessidade do acompanhamento textual, ou seja, muitas vezes apenas uma expressão ou foto se torna um meme viral, sem um apoio textual explicativo.

Se há quem diga que os brasileiros conseguem transformar toda situação ruim em piada, na internet essa “habilidade” é elevada. O Brasil é conhecido mundialmente pelos memes gerados no país. Em 2017, a cantora estadunidense Katy Perry reconheceu “o título” do Brasil quando chamou a cantora Gretchen, que possui dezenas de memes populares no mundo inteiro, para estrelar um vídeo de sua música “Swish Swish”.

Os memes são uma forma divertida de rir de situações do cotidiano, mas segundo a psicóloga Marina Leite, em entrevista ao EnDia/Negocião, é preciso que saibamos rir das situações, mas sem deixar de entender a importância que elas têm. “Nesta situação do debate, o que nos desperta mais atenção é a briga, e não propriamente o debate em si, acabamos nos envolvendo mais a partir das nossas emoções, então, essa briga acaba gerando engajamento num sentido mais cômico, do que propriamente no sentido trágico que ela tem, por si só”, comenta Marina.

A psicóloga Marina Leite nos leva a uma propõe uma reflexão que vai além dos memes. Imagem: Arquivo Pessoal.

A psicóloga lembra que a falta de conhecimento ou de interesse por determinados assuntos, provocam situações em que nos colocamos apenas como espectadores, não como seres críticos em uma situação delicada. “Não que seja errado rir, temos que rir de determinadas situações mesmo, mas também temos que ter o senso crítico para perceber o quão importantes são pautas como um debate político, por exemplo”. 

Diante da situação ocorrida no debate, quase que imediatamente, começaram a circular diversas artes e vídeos na internet, assim como as famosas “trends”, que são vídeos ou fotos repetidos por diversas pessoas nas redes copiando determinada ação.

E pela internet vemos que a criatividade não tem limites. Empresas e vendedores, abusaram da criatividade para anunciar seus produtos, bem como a própria cadeira, que ganhou um protagonismo nunca antes visto nos anúncios.

Memes à parte, a confusão no debate, envolvendo brigas, palavrões e violência física é preocupante. A cadeirada dividiu opiniões nas redes, com algumas pessoas falando mal de Datena e outras aplaudindo sua ação. No entanto, em um momento político em que a seriedade das propostas e das conjecturas de cada candidato deveriam ser as protagonistas, uma cadeira se sobressai. Será que apenas rir é sempre o melhor remédio? Talvez rir com consciência, seja melhor ainda. A nós nos cabe rir, mas também nos cabe escolher nossos representantes, e para isso, é necessário muita consciência.

Imagens: Reprodução.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.