Agosto registrou um número elevado de queimadas no interior paulista
Fernando Lima
Tempo seco e temperaturas em constante mudança tem sido constantes no inverno de 2024 e todo o país tem sofrido com um alto número de incêndios. As queimadas, que além de destruírem o meio ambiente e serem também um perigo para a vida das pessoas e animais, tem aumentado o número de problemas respiratórios decorrentes da inalação de fumaça.
O interior de São Paulo registrou muitas queimadas nas últimas semanas, que interditaram rodovias, prejudicaram áreas de preservação e muitos outros problemas. A fiscalização, inclusive, possibilitou a prisão de algumas pessoas que foram pegas ateando fogo.
O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na quinta-feira (29), um alerta de risco elevado para incêndios entre sexta-feira (30) e domingo (01), principalmente devido ao aumento brusco da temperatura e também dos ventos fortes que ajudam a propagar o fogo.
Cidades como Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, foram apontadas no Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, como cidades com risco elevado de queimadas, já que as temperaturas nestes locais podem chegar a 35ºC, os ventos podem chegar aos 60 km/h e a umidade do ar deve ficar abaixo dos 20%.
Na região de Ourinhos, Assis e Marília, as temperaturas devem chegar na casa dos 34ºC e a umidade também abaixo dos 20%.

A orientação da Defesa Civil é que as pessoas procurem beber bastante água e também hidratar olhos e narinas com soro fisiológico, além de umidificar o ambiente. Também é recomendado que se evite exercícios físicos ao ar livre entre às 10h e 16h.
Caso a pessoa identifique focos de fogo, ou mesmo veja pessoas ateando fogo, é recomendável que ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Imagens: Reprodução/Redes Sociais.