terça, 17 de setembro de 2024

Após apresentar o novo bispo de Ourinhos Dom Salvador fala sobre sua trajetória

Publicado em 24 maio 2021 - 11:26:12

           

O comunicado foi feito essa semana por Dom Salvador Paruzzo, o primeiro bispo da diocese de Ourinhos, que deixa o cargo dia 3 de julho e torna-se bispo emérito

 

 

Marcília Estefani

 

O Papa Francisco nomeou, na última quarta-feira, 19 de maio, Dom Eduardo Vieira dos Santos, até então bispo-auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP), como bispo para a diocese de Ourinhos/SP. Conforme previsto no Cânon nº 401 §1 do Código de Direito Canônico, Dom Salvador Paruzzo, ao se aproximar dos 75 anos, apresentou, em 15 de junho de 2020, seu pedido de renúncia ao Santo Padre.

Em Ourinhos, o anúncio da nomeação de Dom Eduardo foi feito em cerimônia realizada às 6h45 da manhã da quarta-feira, na Catedral do Senhor Bom Jesus, onde Dom Salvador reuniu todos os padres, freis, diáconos permanentes da diocese, para a oração das Laudes. Em seguia, fez o comunicado e leitura de uma mensagem enviada pelo novo bispo.

MENSAGEM DE DOM EDUARDO – Em suas primeiras palavras como Bispo da Diocese de Ourinhos, dirigidas aos membros do clero, pessoas consagradas, autoridades e fieis, Dom Eduardo disse que “Como em outros tempos Deus segue nos chamando e nos enviando em missão, “vai eu te envio e ainda “irás a onde eu te enviar”. Acolho com muita serenidade e alegria esta nova missão que Deus me confia”.

 

A posse de Dom Eduardo como Bispo Diocesano de Ourinhos será no dia 3 de julho, às 15h00, em local a ser definido

 

Ele também agradeceu ao Papa Francisco “pela nomeação, confiança e constantes orações”, saudou e agradeceu a Dom Salvador Paruzzo, “primeiro bispo de Ourinhos por 22 anos, que pastoreou com amor e dedicação esta igreja particular”, além de todo o clero e fieis da diocese, membros de outras denominações religiosas, cristãs, não cristãs e autoridades.

Dom Eduardo também saudou e agradeceu de forma especial as autoridades sanitárias e profissionais da saúde “que neste tempo de pandemia têm se dedicado tanto para cuidar da saúde de todos e salvar vidas”.

“A alegria de ser cristão me levou a abraçar o sacerdócio para mais largamente anunciar os mistérios de Cristo. Ai de mim se não evangelizar. Na alegria do Senhor, quero seguir anunciando Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, numa Igreja em saída, missionária. A diocese de Ourinhos é hoje a messe para a qual Cristo me envia a trabalhar, sendo sua testemunha. Sinto-me feliz, cheio de esperança com a nova missão recebida. Na alegria do Senhor, minha saudação a todos e a cada fiel da Diocese de Ourinhos com a força renovadora do Senhor Bom Jesus, pão da vida, força no caminho, desejo em breve encontrá-los alegres e gozando de boa saúde, com votos de todo bem, que Deus abençoe a todos!”, finalizou o novo bispo.

PRIMEIRO BISPO DA DIOCESE DE OURINHOS – Missionário italiano, Dom Salvador Paruzzo foi o primeiro bispo da diocese de Ourinhos, iniciando seu ministério episcopal em 19 de março de 1999, estando à frente durante 22 anos. Ele segue como administrador apostólico da diocese até a posse de dom Eduardo, quando se tornará bispo emérito (continua bispo, mas sem as responsabilidades da paróquia).

 

Dom Salvador Paruzzo, primeiro bispo da diocese de Ourinhos segue como administrador apostólico da diocese até a posse de dom Eduardo

 

ENTREVISTA EXCLUSIVA – Ao Jornal Negocião, Dom Salvador falou sobre os 22 anos de atuação na diocese, que iniciou com 28 paróquias e hoje tem 45 paróquias, o que definiu como uma benção de Deus extraordinária que foi possível com a colaboração de padres, diáconos e todos os carismas da igreja, movimentos, pessoas comprometidas na evangelização, catequistas, ministros.

 

OBRAS SOCIAIS – “Resumir 22 anos de caminhada não é simples, temos um boletim diocesano que já tem 22 volumes, onde está relatada toda a atividade seja evangelizadora, seja de promoção humana da diocese. E queria salientar as últimas obras sociais, como a Fazenda da Esperança Bom Samaritano em Piraju para recuperação de jovens vítimas das drogas, que podem hospedar atualmente 50 jovens e a Fazenda da Esperança São Domingos de Gusmão, perto de Santa Cruz, em Sodrélia, que pode hospedar 25 jovens que querem se livrar das drogas. Queremos louvar a agradecer a Deus, por tudo aquilo que o Espírito Santo ao longo destes anos realizou apesar dos nossos limites, das nossas fraquezas”

 

Dom Salvador com seminaristas do Seminário São José e padres de Ourinhos

 

JOVIALIDADE – Dom Salvador ressaltou o quanto fica feliz pela vinda de um bispo mais novo, “que poderá com mais entusiasmo continuar a obra de evangelização nesta diocese tendo a colaboração de todos os padres, religiosos, religiosas, diáconos permanentes e todos os leigos engajados, para que o reino de Deus se torne sempre mais presente como fermento no meio da massa, como um grão de mostarda pequeno, mas que com o tempo vai se desenvolvendo e dando espaço para que os pássaros possam fazer seus ninhos”.

SEMINÁRIO DIOCESANO – O bispo citou ainda algo que traz com muito carinho em seu coração, que é a construção do Seminário Diocesano São José, onde, ao longo desses anos foram ordenados 14 sacerdotes para a igreja diocesana, além de outros que se preparam para ser ordenados.

“Neste ano dedicado a São José, que cuidou de Jesus, o primeiro sacerdote, que possa cuidar dos novos sacerdotes, porque quando tem sacerdotes a missão pode continuar e o reino de Deus pode chegar a todos. Queremos louvar a agradecer a Deus por estes anos de caminhada e esperamos poder continuar colaborando para que Jesus seja sempre no coração de todos, presente na vida de todas as comunidades”.

 

SAUDADE – Quanto à sua partida, que deixará saudade, o santo padre afirmou que todo este sofrimento da separação, do deixar, faz parte da caminhada, “nosso caminho é para o pai, nossa missão, é amar a todo aqueles que encontramos em qualquer lugar”.

 

Após o comunicado oficila Dom Salvador confraternizou com o clero presente

 

POSSE DO NOVO BISPO – A posse de Dom Eduardo como Bispo Diocesano de Ourinhos será no dia 3 de julho, às 15h00, em local a ser definido.

 

TRAJETÓRIA DO NOVO BISPO DE OURINHOS – Dom Eduardo Viera dos Santos nasceu em 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR).  Em 1988, aos 23 anos, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a Ordem do diaconato no mesmo Instituto. Fez sua primeira profissão religiosa em 1988, tendo sido ordenado presbítero em 15 de dezembro de 2000, incardinando-se na arquidiocese de São Paulo (SP).

Foi pároco na paróquia São João Gualberto por sete anos. De 2008 a 2013, foi vice-reitor do seminário de Teologia Bom Pastor, da arquidiocese. Ao mesmo tempo foi encarregado de acompanhar os diáconos permanentes daquela Igreja particular. De novembro de 2008 a janeiro de 2015 ocupou o cargo de chanceler do arcebispado de São Paulo. De agosto de 2013 a janeiro de 2015 foi cura da catedral metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo.

Em 10 de dezembro de 2014 foi nomeado, pelo Papa Francisco, como bispo-auxiliar na arquidiocese de São Paulo e ordenado em 7 de fevereiro de 2015. Dom Eduardo adotou a expressão “Gaudete in domino”, com tradução ao português para “Alegrai-vos no Senhor”, como lema do seu episcopado.

Até a data da nomeação, ele ocupava a função de chanceler e cura da Catedral da Sé. Foi sagrado como bispo-titular de Bladia em 7 de fevereiro de 2014, na catedral da Sé, pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer. Até a presente data exerceu a função de vigário episcopal da arquidiocese de São Paulo e vigário geral para a região Episcopal Sé.

FORMAÇÃO – Além do bacharelado e da licenciatura em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dom Eduardo é graduado em teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Obteve mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), por meio do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.