quarta, 17 de julho de 2024

Escola Dalton Morato Vilas Boas dá aula de História e Protagonismo Juvenil

Publicado em 14 out 2016 - 12:12:03

           

Alexandre Q. Mansinho

Em 1969, em meio a sítios e olarias, foi inaugurada a Escola Estadual Prof. Dalton Morato Vilas Boas: o Brasil passava por um momento histórico dos mais sóbrios, a Ditadura Militar; os norte-americanos comemoravam a expedição que levou o primeiro homem a pisar na lua e o mundo vivia uma grande revolução cultural. Hoje, professores, pais, alunos, funcionários e comunidade do entorno entram no túnel do tempo e reconstroem 48 anos de história da comunidade através de um concurso para escolha do símbolo da escola.

No início do ano, após várias reuniões entre a equipe pedagógica, deu-se início ao concurso para o símbolo da escola. Foram várias etapas sempre tomando o cuidado de fazer com que a comunidade se reconectasse à escola e que os próprios estudantes fossem todo o tempo protagonistas da ação.

O projeto tinha como objetivos a pesquisa histórica por parte dos estudantes – e foi o que aconteceu: os moradores mais antigos do bairro foram procurados pelos jovens para que as histórias dos pioneiros pudessem ser contadas, fotos e documentos históricos relacionados à comunidade ou ao prédio de escola foram divulgados e, por fim, toda a comunidade escolar teve sua identidade reforçada e o orgulho de fazer parte foi revitalizado.

“Quando os professores explicaram como seria o projeto, eu me interessei em fazer parte – eu sempre gostei de desenhar”, diz Leonardo Petreca Pelissari, jovem estudante do 9º ano, que teve seu desenho escolhido por toda a comunidade como o melhor entre os mais de 70 que participaram da escolha. “Foram duas escolhas, meus amigos diziam pra mim que eu iria ganhar porque o meu estava melhor, mas eu fiquei um pouco com medo, pois haviam outros bons desenhos também”, afirma Leonardo.

 

Após uma primeira escolha, foram selecionados 3 desenhos que foram expostos e ficaram à disposição dos alunos e de toda a comunidade para serem votados. Enfim, depois de meses de um cuidadoso processo, o desenho de Leonardo foi considerado o melhor e vai figurar como brasão da EE Dalton Morato: “Eu fiquei feliz, agora meu desenho vai ficar para sempre como símbolo da escola”, comemora. “Eu me baseei em um escudo de um time de futebol, coloquei as torres das olarias, o café, o algodão e a coruja, símbolo da sabedoria”, conclui.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.