quinta, 11 de dezembro de 2025
Publicado em 10 dez 2025 - 16:15:06
A ideia floresceu nas mãos de 250 alunos do 6º ao 9º ano das EMEFs Profª Amélia Abujamra Maron e Professor José Alves Martins, de alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos e da escritora Sibélia Zanon
Da redação
Aconteceu na noite de terça-feira, dia 9, o lançamento do Livro “Ourinhos – A Cidade da Gente”!. O evento reuniu todos os alunos autores do livro, pais, professores, diretores, coordenadores e o secretário municipal de Educação, professor Anderson Antônio Vieira.

Hernani Corrêa, conselheiro do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Ourinhos, prestigiou e representou a instituição.
Eu seu pronunciamento, Corrêa parabenizou professores e alunos pela obra prima. “Um ponto forte que percebi foi o fato de vocês terem ido até todos os locais citados no livro “Ourinhos – A Cidade da Gente”, para conhecer e poder escrever. Não ficaram somente na sala de aula, utilizando Inteligência Artificial como muitos fazem hoje. O Livro, com certeza, ficará na história da cidade e será de grande valia para o turismo do município. As pessoas que tiverem acesso a ele e puderem não só ler, como ‘saborear o livro’, como eu fiz, que foi escrito de uma forma muito gostosa, em histórias, poemas e versos, com certeza vão ter conhecimento e poder amar a cidade de Ourinhos como nós amamos e esses alunos demonstraram na obra”, afirmou.

Patrícia Rossito, presidente do COMTUR não pode comparecer ao lançamento do livro, mas afirmou que “o livro foi um um projeto incrível que vimos nascer em uma de nossas reuniões. A semente foi lançada em março deste ano no COMTUR, apresentado por conselheiro da Educação”.
Meses depois, a ideia floresceu nas mãos de 250 alunos do 6º ao 9º ano das EMEFs Profª Amélia Abujamra Maron e Professor José Alves Martins, de alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos e da escritora Sibélia Zanon.

As ilustrações foram feitas pelo Estúdio Rebimboca com a publicação da Editora “Olhares”. O projeto foi financiado pela CBA via Lei Rouanet, com apoio da Secretaria de Educação.
TEMAS: O livro é um mergulho na história e nos patrimônios de Ourinhos sob o olhar das novas gerações. Uma prova de que o Turismo, a Cultura e a Educação caminham juntos.
Temas como a FAPI, o Rio Pardo, Rio Paranapanema, a Estação de Trem, o Trenzinho do Ricardo, o Shopping, Cerâmicas e o bairro Jardim Itamaraty foram abordados de forma pelos alunos, contadas em histórias e poemas, retratando o passado e o presente destes locais.
Foram impressos em torno de 2.500 exemplares, segundo os editores, distribuídos ontem a todos nos lançamentos e serão levados à todas as escolas da cidade.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.