terça, 14 de janeiro de 2025

ESPECIAL – Resoluções de ano novo: especialistas dão dicas para atingir as metas e evitar a frustração

Publicado em 31 dez 2024 - 12:12:27

           

Ter metas pode ser fundamental para crescermos internamente, criarmos disciplina e buscarmos possibilidades

 

Fernando Lima

 

Com a chegada do novo ano, é tradição para muitas pessoas fazerem as famosas “resoluções” para o ano que se inicia. As resoluções são metas, que buscam ser alcançadas para a satisfação pessoal e, em geral, vão desde conquistar algum bem material, uma viagem, como também metas pessoais, como carreira, emprego, emagrecimento, parar de fumar, poupar dinheiro etc.

As metas de ano novo são muito bem vindas, mas o cuidado deve ser tomado quando, ao estabelecer metas difíceis, isso possa gerar frustração ou até problemas de saúde mental.

O desejo de ser bem sucedido, ter uma vida fitness, um corpo considerado “padrão”, um bom emprego,  pode levar as pessoas a situações difíceis consigo mesmas quando estas metas não são atingidas.

Metas como parar de fumar, emagrecer e conseguir uma promoção no trabalho aparecem constantemente nas listas de resoluções de várias pessoas no início do ano. Especialistas orientam como lidar com essas metas, principalmente as que são relacionadas à fatores internos (que demandam uma mudança de comportamento ou estilo de vida) e externos (como oportunidades e até sorte). O EN DIA foi conversar com dois especialistas sobre o tema e eles deram dicas sobre como planejar nossas metas, correr atrás de realizá-las e lidar com possíveis frustrações.

 

A PALAVRA DA PSICÓLOGA

Segundo Marina Leite, psicóloga clínica ourinhense, é preciso estabelecer metas plausíveis e ser realista, focar muito mais no processo e ser disciplinado, que o resultado esperado para qualquer área vem como consequência.

Quando a gente se torna uma pessoa mais realista, a gente entende que tudo é construído. Por exemplo, se eu quero ser uma pessoa mais disciplinada com as atividades físicas, primeiro eu preciso fazer uma atividade física”, comenta Marina. “Se eu caminhar 15 minutos por dia, talvez seja pouco, mas me aproxima mais da minha meta (ou me aproxima mais de ser uma pessoa saudável) do que se eu não tivesse caminhado”.

A psicóloga Marina Leite destaca a importância de focar no processo, com muita disciplina, para atingir as metas de ano novo. Foto: Geovana Garcia.

 

Marina destaca a importância da disciplina. “Às vezes não acreditamos que fazer um exercício durante em casa, vá trazer resultado no meu processo de emagrecimento por exemplo, mas não é somente sobre o emagrecer, e sim sobre a disciplina. Se minha meta for eliminar peso por exemplo, eu preciso, primeiramente, pensar em ter uma vida mais saudável, reavaliar minha alimentação, meu plano de exercícios, e ir trabalhando a disciplina, para que eu caminhe até a minha meta não só como um objetivo, mas como uma mudança de hábito”.

A psicóloga alerta para um ponto importante nas resoluções de ano novo, que é saber lidar com as frustrações. “Quando a pessoa quer mudança, ela está sempre muito focada no resultado. No entanto, a gente precisa entender o quanto é importante lidar com as pequenas coisas do dia a dia que podem se tornar hábito no futuro. Poupar dinheiro por exemplo, que é uma meta muito comum. Às vezes a pessoa pensa: ah mas eu não consegui guardar muito. No entanto, mesmo que pareça pouco, com o tempo e a disciplina se torna hábito. Assim a pessoa não se valida pela quantia que guardou mas sim pelo pensamento de que antes eu não guardava nada e agora guardo, isso ajuda a tolerar as frustrações”.

CARREIRA

Outra meta muito comum da maioria das pessoas é em relação ao  trabalho. Trocar de trabalho e conseguir uma promoção, estão comumente nas listas das pessoas nesta época do ano. O coach de carreira Hugo Pereira destaca a autorresponsabilidade como fator chave para lidar com as metas relacionadas à carreira profissional.

“Acredito que fatores internos como comportamento, dedicação e a busca de mecanismos sejam fundamentais para buscar as metas para o próximo ano. Mesmo que algumas coisas relacionadas ao trabalho dependam de fatores externos, é muito importante focarmos no fator eu, no quanto eu me dedico, o quanto eu me preparo, o quanto eu estudo para os novos desafios”, comenta Hugo.

Hugo Pereira, coach de carreira, destaca a importância da disciplina e da autorresponsabilidade para atingir as metas. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Ele destaca a importância de todas as pessoas estabelecerem metas, para que haja movimento e as pessoas não fiquem paradas no mesmo lugar. É importantíssimo que a gente estabeleça metas, principalmente no começo do ano, para que consigamos ter foco, direcionamento, ter propósitos nas coisas que fazemos. As metas são essenciais pra qualquer ser humano”. 

Para Hugo, é importante saber que podemos conquistar qualquer meta. “Acredito que qualquer meta seja possível. Um fator importante quando falamos em metas é percebermos onde nos encontramos naquele momento que estabelecemos as metas, pra que sejamos realistas e tenhamos todo um percurso, gradativo e real“. 

Segundo ele, o processo para chegar as metas é exclusivamente de responsabilidade de cada um, já que aquele que não faz nada, apenas espera que as coisas “caiam do céu”, acabam tendo que lidar com a frustração. “É impossível que a gente estabeleça metas e não faça nada, isso vai gerar uma frustração muito grande. Toda meta requer autorresponsabilidade, eu sou responsável pelos meus sentimentos, eu sou responsável pela vida que eu tenho, eu sou responsável pelos meus resultados, eu sou responsável por tudo. Quando a gente entende que nós somos os únicos responsáveis, também entendemos que unicamente tudo depende de nós“. 

O profissional deixa uma dica final para conseguirmos atingir nossas metas de começo de ano. “Trabalhar muito o esforço pessoal, dedicação, foco e disciplina é o que vai fazer diferença. Sempre costumo dizer que entre motivação e disciplina temos que escolher a disciplina porque não é todo dia que a gente vai acordar motivado, mas quando somos disciplinados, a gente vai assim mesmo”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.