quarta, 18 de setembro de 2024

Estado de São Paulo deve receber mais 649 radares “Dedo Duro”

Publicado em 14 set 2024 - 10:06:14

           

A tecnologia permite que sejam verificados, além da velocidade, outras infrações de trânsito

Fernando Lima

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), já está em processo licitatório a instalação de 649 novos radares Doppler no Estado.

Este tipo de equipamento, que já tem cerca de 1500 unidades instaladas nas rodovias e trechos urbanos no país, possui uma tecnologia que permite que sua verificação seja feita num raio de 100 metros da instalação.

O radar emite ondas eletromagnéticas que permitem que sejam verificados, por exemplo, motoristas que reduzem a velocidade bruscamente perto dos radares e a retomam logo após. Considerados extremamente precisos, os radares Doppler ainda conseguem identificar a placa, marca, modelo, cor e tipo do veículo. E ainda pode detectar outras infrações como:

  • Avanço do sinal vermelho;
  • Uso de celular ao volante;
  • Conversão proibida;
  • Tráfego pela contramão;
  • Parada em cima da faixa de pedestres;
  • Falta de uso de cinto de segurança.

Os modelos Doppler já funcionam em importantes rodovias de São Paulo, tanto na capital, quanto no interior e litoral, como Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261), Irineu Penteado (SP-191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).

Imagens: Reprodução.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.