sábado, 27 de julho de 2024

Falta de medicamentos para tratamento de pacientes com covid em UTI preocupa setor de saúde

Publicado em 14 abr 2021 - 11:16:04

           

“Estamos realmente vivendo uma situação de calamidade, uma situação desesperadora, que necessitamos do apoio, união, esforço e conscientização de todos nesse momento”, admite a prefeitura em nota

 

Da redação

 

Na manhã desta quarta-feira, 14, a prefeitura de Ourinhos divulgou em nota, a preocupação da administração com a falta de insumos para o tratamento de pacientes graves de Covid, internados nos hospitais da cidade, em especial nas UTIs. Segundo a nota, Ourinhos está entre os poucos municípios que ainda possuem estoque com duração de 10 dias, mas em estado de alerta.

Mediante ao comunicado da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) sobre o grave desabastecimento de anestésicos e medicamentos do chamado “kit intubação” em cerca de 160 hospitais do Estado, a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Ourinhos pedem apoio as autoridades para exigir suporte emergencial do Governo Federal e do Estado para aquisição dos insumos e medicamentos necessários para manutenção dos leitos de UTI para pacientes com covid-19.

Cidades como Matão, Guarujá, Votuporanga, Presidente Epitáfio, Fernandópolis e Rio Preto, o estoque está previsto para acabar em dois ou três dias.

O cenário médico é de exaustão física e emocional dos profissionais da saúde, aumento de pressão e responsabilidade.

Estamos realmente vivendo uma situação de calamidade, uma situação desesperadora, que necessitamos do apoio, união, esforço e conscientização de todos nesse momento.

A Santa Casa de Ourinhos não terá condição de manter os leitos de UTI covid abertos sem os medicamentos necessários para o atendimento.

 

Ações para combate à covid

Ainda de acordo com a nota divulgada, “as ações para reduzir os impactos da pandemia têm sido diversas em Ourinhos com o foco na saúde pública e na preservação de vidas.

A Prefeitura de Ourinhos vem trabalhando fortemente no combate à covid desde o início da pandemia com a implantação e manutenção do único Hospital de Campanha de toda a região, com tratamento imediato, vacinação de forma rápida (existindo as doses), reforçou a estrutura de saúde, logística e o acompanhamento pós-doença, tanto que a cidade se encontra como referência no Estado de São Paulo, e com números bem abaixo de letalidade (total de casos x total de óbitos) comparado a outros municípios.

Pelo site https://www.seade.gov.br/coronavirus/, Ourinhos apresenta letalidade de 2,1%, estando abaixo de 400 municípios que apresentaram dados mais críticos. Ainda assim, não está isenta da falta de medicamentos do “kit intubação”, que é um problema nacional, além da dificuldade de estoque de oxigênio.

Os medicamentos e insumos estão em falta em mais de 22 fornecedores no país e no exterior. Aliado ao desabastecimento, a elevação do preço desses produtos chega a 500%.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.