sábado, 02 de novembro de 2024
Publicado em 23 abr 2018 - 08:54:39
Rose Pimentel Mader
A Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e do Colégio Santo Antônio Objetivo, realizou no sábado, 14 de abril, a Assembleia Geral dos Mantenedores para aprovação e deliberação do Balanço Geral e Relatório da Presidência referentes a 2017 e outros assuntos de interesse da instituição.
O industrial Roque Quagliato, presidente da FEMM, conduziu a reunião que foi secretariada pelo assessor jurídico da Fundação advogado Carlos Alberto Barbosa Ferraz.
A convite de Roque Quagliato, integraram a mesa principal o presidente da Câmara Municipal Alexandre Dauage, o advogado e juiz de Direito aposentado Osny Bueno de Camargo, membro do Conselho Diretor, o industrial Nilo Ferrari Neto e Hamilton Azevedo, representando o prefeito Lucas Pocay.
A Assembleia, realizada no Auditório do Curso de Direito (Salão do Juri), no Campus das FIO, contou com a presença dos membros do Conselho Diretor da FEMM, mantenedores e representantes de diversas instituições e entidades da comunidade ourinhense.
Contribuição para Ourinhos – Ao saudar as autoridades presentes e mantenedores, Roque Quagliato destacou que a FEMM, instituída em 1970, caminha para o seu cinquentenário, em 2020, o que significa que a Fundação está presente e participa da vida de Ourinhos que vai completar 100 anos, metade de sua existência.
O presidente da FEMM iniciou a sua explanação explicando as razões que culminaram com a mudança na direção do Colégio Santo Antônio Objetivo que agora conta com a direção geral do professor Peterson Fernandes.
Roque afirmou que foram introduzidas várias mudanças administrativas na instituição e, também, citou os investimentos que estão sendo feitos na estrutura física e na área pedagógica do Colégio, entre as quais a criação da horta pedagógica, o refeitório para os funcionários e a oficina de serviços.
Reiterou a missão e o compromisso da FEMM com o Colégio e as FIO em acompanhar as exigências do mundo moderno, através de inovações pedagógicas, tecnológicas e estruturais que permitam assegurar aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior, a excelência de ensino.
Nas FIO, observou, apesar da crise que atinge todos os setores e das dificuldades enfrentadas com o FIES, por conta dos atrasos e cortes nos pagamentos, a FEMM tem dado continuidade aos investimentos, mantendo um bom ritmo de construções no Campus Universitário.
Afirmou que as FIO, visando garantir o acesso ao ensino superior, está oferecendo financiamento aos alunos que não contam com o FIES.
Entre as novas edificações do Campus das FIO citou a área de convivência para os motoristas das vans e ônibus que transportam os estudantes de várias cidades da região, inclusive do Norte do Paraná, que conta com sala de recreação e sanitários; a área de convivência para os funcionários, dotadas de amplas e confortáveis instalações, o prédio que vai abrigar todos os cursos de Engenharia, com 6.000 m2 e a Farmácia de Manipulação.
“Poucas instituições que conhecemos, oferecem e contam com estes espaços que nos preocupamos em criar para funcionários e os motoristas”, afirmou Roque.
“Para o centenário de Ourinhos, as FIO vai lançar o seu Museu cujas instalações estão em fase bem adiantada, para preservar a memória da instituição e da cidade. A iniciativa conta com a valiosa colaboração do professor e artista plástico Francisco Cláudio Granja”, anunciou Roque.
O presidente da FEMM afirmou que a instituição está empenhada e trabalhando intensamente para transformar as FIO num Centro Universitário, objetivo que tem envidado esforços de toda a comunidade acadêmica. Ao final, agradeceu a presença, o apoio e a confiança dos mantenedores no trabalho da FEMM, das FIO e do Colégio Santo Antônio Objetivo.
Na sequência fizeram uso da palavra o diretor geral do CSA Objetivo professor Peterson José Cruz Fernandes, o diretor das FIO professor Bianor Costa Freire Colchesqui e o gerente administrativo e financeiro da FEMM professor Gustavo Teixeira Neto.
Educando e formando para a vida – O diretor do CSA Objetivo, Peterson Fernandes, iniciou a sua apresentação manifestando sua alegria em fazer parte da comunidade e da Fundação e reiterou seu compromisso em participar e contribuir para que a instituição cumpra integralmente a sua missão. Afirmou que o trabalho desenvolvido no presente tem a perspectiva e o olhar voltado para o futuro, para que a FEMM e o Colégio cada vez mais consolidem a sua condição histórica e alcance as inovações de seu tempo.
Professor Peterson Fernandes disse que o Colégio vive um momento muito peculiar, alicerçado na tradição do passado, cuidando do presente com foco no futuro.
O diretor anunciou o desenvolvimento de um Plano de Revitalização Pedagógica do Colégio que se estenderá até 2020. Apresentou suas propostas e todas as inovações que vem sendo implantadas em todos os aspectos, tanto na área pedagógica, como na rotina escolar e no relacionamento das pessoas. Professor Peterson destacou a importância da interação da equipe pedagógica e comunidade escolar e do atendimento personalizado que está sendo oferecido aos alunos, pais e familiares.
Afirmou que o Colégio está fazendo um investimento valioso no relacionamento com as famílias dos alunos, lembrando que elas devem ser parceiras da escola para o êxito da formação de seus filhos.
Segundo Peterson, o Colégio está empenhado num novo modelo de gestão para promover uma escola afetuosa, com mais disciplina e seriedade e afirmou “afeto e firmeza devem caminhar juntos para o pleno desenvolvimento das potencialidades dos alunos”.
Desta forma pretende-se aproximar o aluno da escola e criar uma ponte através do representante de sala, sempre visando a qualidade pedagógica.
No rol de projetos destacou a implantação da horta pedagógica para integrar as crianças à natureza e enriquecer seus conhecimentos e sua formação e o estabelecimento de uma parceria importante para trabalhar a robótica para desenvolvimento das múltiplas potencialidades dos alunos.
Destacou também a importância de incentivar reflexões que contribuam para definir sobre a verdadeira missão da escola, cuja formação deve promover o engajamento da pessoa no mundo, para que ela tenha condições de conduzir e ser protagonista de sua vida.
Centro Universitário: realidade próxima – O diretor das FIO professor Bianor Colchesqui iniciou a sua apresentação destacando que a qualidade de ensino está colocando as FIO no cenário nacional, como uma instituição de excelência.
Bianor apresentou aos mantenedores todo o processo de evolução do Índice Geral de Cursos que, ano a ano, comprova o crescimento e consolidação dos cursos das FIO.
Segundo Bianor, a maioria dos cursos das FIO tem conquistado elevados conceitos do MEC, demonstrando a excelente formação que a instituição oferece aos acadêmicos.
Com isso vários cursos das FIO destacam-se no ranking nacional entre os melhores do País, incluindo as instituições públicas e particulares.
Essa posição de destaque das FIO, afirmou, cria condições para que a instituição seja de fato o que já é de direito: um Centro Universitário.
Essa realidade só foi possível, afirmou Bianor, graças ao engajamento e trabalho constante da comunidade acadêmica, garantindo uma educação de qualidade. Afirmou que as FIO conta com corpo docente altamente habilitado, formado por mestres e doutores, diversos espaços de aprendizado, biblioteca completa para todos os cursos, recursos pedagógicos e tecnológicos que contribuem para formar profissionais competitivos, preparados para obter sucesso no mercado de trabalho.
Bianor adiantou também o empenho das FIO para implantar o Ensino à Distância – EAD. A instituição já criou todas as condições para obter e consolidar mais esta importante conquista.
Ao finalizar anunciou: para 2020, nos 50 anos da FEMM, vamos realizar este sonho: UNIFIO – Centro Universitário de Ourinhos.
Investimentos e bons resultados – O gerente administrativo e financeiro da FEMM professor Gustavo Teixeira Neto apresentou à assembleia a gestão financeira de 2016/2017 da Fundação. Reiterou a disposição de trabalho e empenho de toda equipe administrativa que contribuiu para alcançar bons resultados.
Na sequência, apresentou aos presentes todos os investimentos feitos pela FEMM nas Faculdades Integradas de Ourinhos e no Colégio Santo Antônio Objetivo, demonstrando através de dados estatísticos, a evolução e o crescimento da Fundação em todos os aspectos.
Ao final da assembleia, o Balanço Geral e o Relatório da Presidência foram aprovados por unanimidade pelos mantenedores, renovando a confiança na instituição e em seus dirigentes.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.