quinta, 02 de janeiro de 2025

Fies abre hoje as inscrições para 155 mil vagas do segundo semestre de 2018

Publicado em 17 jul 2018 - 08:10:53

           

Alexandre Mansinho

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018 estão abertas a partir desta segunda-feira (16). Ao todo, serão ofertadas 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições para Fies podem ser feitas pela internet, no sisfiesportal.mec.gov.br, até o dia 22 de julho.

Para concorrer a uma da vagas ofertadas, os candidatos devem ter feito pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Nessa prova, quem quiser participar das inscrições para Fies deverá ter alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos e obtido uma nota maior que zero na redação.

O novo Fies tem modalidades distribuídas de acordo com a renda familiar dos candidatos. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

Já a modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 de julho, em chamada única. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, depois, fechar a contratação do financiamento.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). 

REGIÃO DE OURINHOS – Não há números exatos, mas estima-se que pouco mais de 20% dos estudantes de todas as instituições de ensino superior da região de Ourinhos sejam beneficiários do FIES ou de algum outro programa de financiamento público. Embora os valores sejam expressivos, milhões de pessoas que teriam direito aos benefícios acabam não fazendo uso por desconhecimento.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.